Gastos com pet são maiores do que com viagens

por Pauline Machado
Jornalista e Acadêmica de Medicina Veterinária
Publicado em 6 jun 2023, às 10h09. Atualizado em: 12 jun 2023 às 10h11.

Não é de hoje que a população, principalmente pessoas da terceira idade e da geração Z – nascidos entre 1997 e 2010 –, está cada vez mais preocupada com o bem-estar de seus animais de estimação. Seja qual for a espécie, porte ou idade do pet, ele se tornou um membro da família. Para os mais jovens, por exemplo, os pets são ainda mais relevantes do que alguns laços unidos pela árvore genealógica.

Uma pesquisa recente, do mês de abril, divulgada pelo New York Post e realizada com 2 mil tutores, mostrou que as pessoas preferem fazer mais investimentos para o pet do que gastar com uma viagem. Além disso, a pesquisa da OnePoll, encomendada pela Synchrony, mostrou também que 36% dos entrevistados ficam mais felizes ao verem o pet do que os parceiros amorosos, contra 21% da geração anterior.

Em termos financeiros, o mercado pet não para de crescer, o que vai ao encontro do quanto as novas gerações estão mais preocupadas com essa questão e, consequentemente, gastando mais com seus bichinhos. Mas esse amor pelo animal de estimação não é visto apenas lá fora. No Brasil, não é diferente. De acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB), esse sentimento cresce ano a ano por aqui também. Prova disso é que, somente em 2022, houve um aumento de 16,4% nos custos com esse mercado, fechando o ano com um faturamento de R$ 60 bilhões.


No entanto, para que o pet tenha uma melhor qualidade de vida, cuidado e prevenção são fundamentais. Porém, embora os gastos com esse universo tenham aumentado, poucos animais contam com uma assistência de saúde. Segundo um levantamento recente da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), são mais de 85 milhões de cães e gatos adotados no país e, desses, somente 0,2% possuem esse tipo de serviço.


Para Bruna Melo, COO da Ciclic, é fundamental que os tutores busquem uma assistência para o pet, o levando com regularidade ao veterinário e seguindo as recomendações médicas. “Testemunhamos o crescente interesse e procura por esse produto tão importante nos dias de hoje. Os animais de estimação desempenham um papel fundamental em nossas vidas, trazendo alegria, companheirismo e amor incondicional. Com o aumento da conscientização sobre o bem-estar animal, mais e mais pessoas estão percebendo a importância de proteger os seus com uma proteção completa com os mais variados serviços para ajudar no dia a dia”, afirma a executiva.

Bruna ainda destaca que os benefícios de uma assistência pet são inúmeros e vão além da simples tranquilidade financeira. Ao adquirir um serviço desse, os tutores têm a garantia de que, em caso de emergências médicas ou acidentes, o animal receberá o melhor tratamento possível sem que ele tenha que gastar nada a mais ou tenha algum custo inesperado. Além disso, esse tipo de assistência oferece cobertura para procedimentos preventivos, como vacinação, castração e check-up, incentivando a saúde e o bem-estar contínuos dos animais.

A executiva ressalta também algumas orientações importantes antes de escolher uma boa proteção. Primeiramente, é necessário verificar se a empresa possui uma ampla rede de clínicas veterinárias conveniadas, garantindo um fácil acesso aos serviços médicos. Além disso, Bruna afirma que é fundamental avaliar cuidadosamente as coberturas e assistências oferecidas nos planos, considerando as necessidades específicas de seu animal, como consultas, exames, transporte.