O que é pet sitter e quando contratar?

por Pauline Machado
Jornalista e Acadêmica de Medicina Veterinária
Publicado em 21 ago 2023, às 00h01. Atualizado às 09h47.

Não tem coisa melhor do que o tempo ao lado do seu pet, se divertindo e interagindo com ele. Mas e quando você precisa sair ou passar longos tempos longe do animal de estimação e não pode levar ele junto, o que fazer? É aí que o papel do pet sitter entra.

Sendo uma prática muito comum em países como Estados Unidos, o trabalho exercido por ele pode facilitar e muito a sua vida e a do seu pet. Se você não conhece muito bem o que faz um pet sitter, então vem com a gente pra saber tudo sobre esse trabalho.

O que faz o pet sitter

Mas afinal, o que seria um pet sitter? Traduzindo literalmente, ele é uma babá de animais. Esse profissional não fica responsável apenas em passear com seu cachorro quando for preciso, mas também cuidar de diferentes pets. O mais legal é que os atendimentos acontecem na casa do tutor. Isso evita muito estresse e torna o período mais confortável para alguns bichinhos.

Apesar de ser um serviço muito utilizado para gatos, esse profissional atende cachorros, pássaros, peixes, pequenos roedores e outros animais de estimação.

Quando procurar um pet sitter?

Quando você precisa viajar ou passar muito tempo fora de casa e não pode levar o seu pet, são momentos para contratar o serviço de pet sitter. Muitas pessoas pensam que gatos podem ficar sozinhos, mas isso pode fazer muito mal ao animal.

Uma das vantagens desse profissional é que com ele, seu animal poderá aproveitar novas atividades, além de ter uma companhia quando precisar. E os cuidados vão muito além do que somente passear com os pets.

Na residência do tutor, o pet sitter pode cuidar da alimentação higienização dos comedouros, água do animal e gaiolas. Para tutores de gatos isso é um benefício, já que os felinos não gostam de utilizar a caixa de areia quando ela está muito suja.

Esse profissional também pode ajudar nos cuidados com animais machucados ou debilitados. Ele pode fazer a troca de curativos, aplicação de medicamentos e limpeza de machucados do pet de acordo com a recomendação do médico-veterinário.

E o mais importante de tudo, se divertir e interagir com o animal de estimação, oferecendo a ele brincadeiras diferentes e dando a atenção necessária.

Como encontrar um pet sitter de confiança

Olhando essas vantagens, dá para entender porque o pet sitter se torna tão especial para os tutores. Mas antes de contratar um, é necessário que você analise alguns aspectos importantes. Afinal, essa pessoa ficará responsável pelo seu pet e ainda entrará na sua residência.

Procure por cuidadores com treinamentos e certificadosqualidade comprovada e busque conhecer o pet sitter antes de fechar o serviço. 

Fonte: COBASI