Redes de proteção oferecem segurança e bem-estar aos bichos de estimação

por Pauline Machado
Jornalista e diretora do @canaldeestimacao
Publicado em 10 ago 2020, às 10h43. Atualizado em: 17 nov 2021 às 11h31.

Quem divide a casa ou apartamento com animais de estimação, como cães e gatos, em algum momento já se deu conta da importância de mantê-los protegidos de pessoas mal intencionadas que os roubam, maltratam, colocam veneno ou até mesmo pelo próprio impulso deles de pular pela janela, varanda ou sair pelas grades do portão.

Portanto, não há dúvidas: para preservar a vida do seu animal de estimação, a melhor opção é a instalar redes de proteção. No entanto, há de se ter bastante cuidado na hora da instalação.

De acordo com o médico veterinário André Richter, doutorando em cirurgia e pesquisador do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, os cuidados para quem convive com os gatos é ainda maior. “Os felinos, de modo geral, têm o crânio pequeno e maior facilidade para deslocar a musculatura, por isso entram e passam por qualquer lugar, ainda que seja bem estreito ou pequeno. Para eles a tela tem que ser a com o espaçamento bem pequeno, de  preferência a de 3 a 5 cm. Não é á toa que existe aquele ditado de que se passou a cabeça o gato consegue passar todo o corpo”, ressalta.

Richter enfatiza ainda que nem sempre os gatos conseguem mensurar o perigo. “O maior índice de acidentes com gatos que caíram da janela ou varanda foi devido ao fato de não ter tela e eles pularem para pegar o passarinho que passa voando. Não adianta somente fechar a janela, principalmente se não tiver tranca. Cães e gatos conseguem abrir. Portanto, o uso da tela de proteção é fundamental”, reforça o veterinário.

Como o nosso foco é manter as pessoas bem informadas para que seus animais sejam cada vez mais bem cuidados, nós, do Canal de Estimação, também conversamos com especialista em Redes de Proteção para tirarmos as dúvidas sobre os fatores técnicos como durabilidade, resistência entre outras características do material.

Acompanhe o bate-papo que tivemos com Bárbara Rodrigues, gerente geral da Glysa Redes de Proteção.

Qual a rede ideal para animais de estimação?
A rede de proteção mais indicada para cãezinhos e gatos domésticos é a de malha 5×5 cm que pode, inclusive combinar com o ambiente da casa, pois já temos redes nas cores marrom, prata, areia, branca e preta com a corda coordenando.
Para proteger aves domésticas, como calopsita e papagaios preconiza-se o uso de redes de proteção com malha de 3X3 cm para evitar que tentem fugir ou que sejam atacados por gatos e outros predadores. Vale destacar que essas aves precisam de espaço, por isso, aconselhamos aos proprietários a instalação de rede de proteção em varandas e janelas, propiciando maior espaço para mobilidade e recreação.

Existe diferença para instalação de rede para animais de estimação ?
Quando falamos em instalação para animais de estimação, lidamos com instinto, desta forma, somos altamente criteriosos com o espaçamento entre ganchos (espaçamento máximo de 30 cm), realizamos fechamos total das janelas, pois o ambiente deverá ficar livre de qualquer abertura que possibilite fuga ou acidente com os animais.

De que material são feitas as melhores redes?
Trabalhamos com redes confeccionadas em polietileno 100%, que apresentam duplo tratamento contra raios UV, além de substância antioxidantes, que conferem maior resistência e durabilidade ao material. Suportam até 500kg de impacto por m² instalado. As redes apresentam fita de autenticidade Equiplex, que garante a submissão e aprovação a teste de qualidade e resistência, conforme NBR 16046 e NBR 14 718.

De quanto em quanto tempo é importante realizar uma vistoria nas redes?
A garantia estabelecida pelo fabricante é de três anos, assim aconselhamos revisão e troca da rede após este período. Pela nossa experiência verificamos uma durabilidade maior que este período, no entanto, priorizando a segurança seguimos o período preconizado pelo fabricante.

Há outros fatores que podem deteriorar uma rede?
O uso de produtos corrosivos, detergentes abrasivos, materiais cortantes ou tintas. Por isso, não é permitido o uso de nenhum produto químico na rede, que pode danificar o material e retirar o tratamento recebido durante o processo de fabricação, reduzindo a resistência e durabilidade.

Há projetos de redes especiais para varandas e coberturas de prédios?
Nossa equipe de especialistas está pronta para avaliar qualquer ambiente, propondo projetos personalizados e soluções que satisfaçam o cliente, mas que acima de tudo garantem a segurança, evitando acidentes para os animais.