Saúde: saiba como limpar olho de cachorro corretamente

Canal de Estimação

por Pauline Machado
Jornalista e Acadêmica de Medicina Veterinária
Publicado em 1 jul 2024, às 00h25. Atualizado em: 2 jul 2024 às 13h40.

Faz parte da rotina de muita gente acordar, escovar os dentes e lavar o rosto, passando pela limpeza ocular. Apesar de parecer banal, quando feito corretamente, o hábito melhora nosso bem-estar e ajuda na prevenção de doenças. Mas quando se trata de pet, saber como limpar olho de cachorro também é muito importante.

Isso porque cuidar corretamente da região dos olhos dos amigos de quatro patas é importante para evitar doenças e bactérias nos olhos, como conjuntivite e úlceras de córnea. Mas fazer a higienização dos olhos do pet é um momento de muita dificuldade para a maioria dos tutores, por ser uma região muito delicada. Portanto, vamos descobrir como limpar olho de cachorro sem incomodar o cão?

Quando e por que limpar os olhos do cãozinho?

De acordo com a Dra. Luma Castro, médica-veterinária da Petz, os olhos do cachorro deveriam ser limpos diariamente e sempre que necessário, ou seja, quando houver acúmulo de secreções que se solidificam ao redor dos olhos: a famosa “remela”. Ela faz parte do mecanismo fisiológico natural de limpeza dos olhos e ductos lacrimais.

Em certos casos, pode aparecer uma secreção de coloração avermelhada ou amarronzada em volta dos olhos. Essa condição é bastante comum e normal, trata-se de uma reação química entre substâncias presentes nas lágrimas, que reagem em contato com a luz e resultam nessa pigmentação e fica mais evidente em pets de pelagem clara.

Sendo assim, aprender como limpar o olho do cachorro é importante, pois esse acúmulo pode favorecer a proliferação de bactérias na região. Com isso, o pet fica mais sujeito a desenvolver infecções, como a conjuntivite.

Nesse sentido, a veterinária diz que algumas raças são mais propensas a apresentar excesso de secreção e problemas oculares, como por exemplo, Lhasa Apso, Shih-Tzu e Pequinês. São os cães com a região ocular proeminente ou dobras e rugas no focinho, as chamadas raças braquicefálicas. 

Por sua anatomia diferenciada do crânio, elas tendem a ter uma maior produção de remela, pois é uma forma de proteger os olhos. Por isso, podem precisar de uma limpeza mais profunda, às vezes mais de uma vez ao dia. Isso porque a secreção pode infiltrar nas dobras da pele, e esse excesso de umidade pode favorecer a proliferação de bactérias.

Como fazer a limpeza dos olhos dos cachorros?

Não limpar olho de cachorro é prejudicial. No entanto, uma limpeza inadequada, com produtos nocivos, também pode colocar em risco a saúde ocular dos amigos de estimação. 

Conforme explica a Dra. Luma: “O primeiro passo para aprender como limpar os olhos do cachorro é utilizar uma solução fisiológica ou produtos de limpeza específicos para a área dos olhos”. 

Além disso, a veterinária alerta que é importante fazer isso de maneira suave e delicada para evitar traumas. Portanto, confira o passo a passo de como limpar olho de cachorro:

  • Com as mãos limpas, embeba um algodão limpo em solução fisiológica;
  • Passe o algodão na região ao redor dos olhos;
  • Com os olhos do cachorro fechados, passe o algodão também por cima deles, tomando muito cuidado para não apertar,
  • Retire delicadamente rejeitos que tenham se acumulado nos cantinhos.

Aprender como limpar olho de cachorro não só promove o bem-estar do pet como previne diversas doenças. Por isso, é muito importante acostumar o animal desde filhote com este tipo de limpeza, desta forma ele não ficará nervoso e nem resistirá. E lembre-se sempre de não usar a mesma gaze nos dois olhos para evitar a transmissão de possíveis infecções.

Fonte: Petz