TJPR tem os primeiros cachorros de assistência judiciária do país
Publicado em 25 jul 2023, às 20h45.
cachorros terão um papel fundamental como facilitadores na criação de um vínculo entre a equipe de psicólogas do TJPR e os pacientes. (Foto: divulgação/TJPR)
Os primeiros atendimentos com o auxílio dos animais já resultaram em uma resposta positiva por parte das crianças e adolescentes que tiveram contato com eles. (Foto: divulgação/TJPR)
A figura do cão de assistência judiciária existe nos Estados Unidos há 30 anos, mas no Brasil a iniciativa é inédita. (Foto: divulgação/TJPR)
O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) ganhou três novos ajudantes em seu quadro de servidores. Trate-se dos cachorros Bello, Snow e Teela, que foram acatados como instrumentos terapêuticos na rede de proteção às crianças e adolescentes na região de Londrina, Norte do estado.
A ação foi feita graças a um projeto inovador do TJPR em parceria com o Instituto Brasileiro de Educação e Terapia Assistida por Animais (Ibetaa), para os animais serem os primeiros na assistência juridica no Brasil e serão facilitadores nas relações interpessoais.
“O cão é a ponte entre o profissional e a criança, vai aproximá-los. Ele será um suporte emocional”, comentou o fundador e diretor do Ibetaa, Carlos Pires.