Você sabe interpretar os sinais do seu gato?

por Pauline Machado
Jornalista e diretora do @canaldeestimacao
Publicado em 11 mar 2022, às 00h03. Atualizado às 12h04.

Os felinos de modo geral, são tidos como animais misteriosos e cheios de particularidades, começando pela sua linguagem corporal.

Eles se comunicam de várias formas diferentes. As emoções, por exemplo, são transmitidas pelo posicionamento das orelhas, pelo ronronar, pelo piscar dos olhos, pelas expressões faciais e, também, pelo movimento do rabo.

Mas,  nem todo mundo consegue decifrar o que os gatos estão querendo nos dizer. Por isso, trouxe algumas informações que lhe ajudarão, não apenas a entender os sinais do seu bichano, mas, também, a conviver melhor com ele.

Acompanhe!

OLFATO

O olfato é um dos maiores meios de comunicação dos felinos, pois é através dele que eles se relacionam com outros gatos e com o ambiente em que vivem. 

Quando a gente chega da rua, por exemplo, a primeira coisa que eles fazem é vir nos cheirar, não é mesmo? Eles estão se comunicando conosco, querendo descobrir de alguma maneira onde estivemos, se tem algum cheiro familiar ou ameaçador.

Além de serem curiosos, os felinos têm o olfato super aguçado, sendo capazes de sentir cheiros que nós nunca conseguiremos sentir. Isso acontece devido às suas 200 milhões de células que fazem a captação dos cheiros, enquanto nós possuímos em média, cinco milhões. 

Como são animais territorialistas, quando saem, por algum motivo do ambiente em que estão acostumados e seguros, eles podem se sentir ameaçados e imediatamente pensar: será que esse lugar é seguro? E vão começando a desbravar o novo local no tempo deles, cheirando tudo até que se sintam seguros no novo ambiente. Por isso, nesses casos, é preciso redobrar a paciência com eles. 

OLHOS

Assim como em nós, seres humanos, os olhos dos gatos também nos dizem muitas coisas sobre o que ele pode estar sentindo.

Quando eles estão brincando ou sendo estimulados por algum outro motivo, as pupilas, por exemplo, podem dilatar, ficando aquela bola preta ocupando praticamente toda a região ocular. Isso também pode acontecer em situações em que eles ficam surpresos ou com medo. 

Ao contrário, quando as pupilas diminuem e ficam no formato de uma linha preta na vertical, pode indicar que o seu felino está tenso ou agressivo. 

Aqui vale ressaltar que a pupila também sofre a influência da luz: no escuro, ela se dilata para que o gato possa enxergar mais, enquanto na presença da luz, ela se contrai. Então, caberá à você identificar o que o seu gatinho está querendo lhe dizer através dos olhos.

BIGODES (vibrissas)

Primeiramente é fundamental saber que os bigodes nunca, em hipótese alguma,  devem ser cortados, pois, eles fazem parte do sistema sensorial felino. 

Eles têm a função de dar informações táteis para os gatos, além de também nos mostrar quando estão relaxados, estimulados ou até sentindo algum tipo de dor.

Quando os bigodes estão inclinados para frente o gato pode estar buscando informações, já que os bigodes são capazes de detectar objetos e movimentos no ar.  

Quanto mais para frente os bigodes estão, mais atento o gato está. Basta buscar na memória pela imagem de um  gatinho ou grande felino caçando. Ambos posicionam os bigodes bem para frente, geralmente na direção da presa, que no caso do gato doméstico, pode ser um brinquedo.

Quando eles estão “de boa”, relaxados, perceba que seus bigodes também estão suavemente posicionados, apontados para os lados, enquanto, quando assustados e com medo, as vibrissas ficam encolhidas bem perto do rosto, como forma de se proteger.

ORELHAS

Quando o gato está relaxado suas orelhas tendem a ficar com as pontas ligeiramente viradas para os lados e erguidas. Quando posicionadas para frente eles podem estar em estado de atenção ou até mesmo frustrados com alguma coisa.

Já quando as orelhas estiverem achatadas para os lados e para baixo, o seu gato pode estar assustado ou tentando entender o que está acontecendo no ambiente.

Agora, quando as orelhas ficam mais achatadas, bem baixinhas, significa que ele está com muito medo, muito assustado e muito estressado.

RABO

Podemos dizer que o rabo do gato tem muitas utilidades. Ele serve como ponto de equilíbrio e para ajudá-los nos saltos, como aquecimento e proteção, e, ainda, para demonstrar suas emoções. 

Quando o gato está com o rabo para cima e ereto, demonstra que ele está seguro, confiante e amigável. Alguns até chegam a tremer a pontinha do rabo quando estão felizes.

Mas, o rabo para baixo pode nos indicar que eles estão assustados ou tentando se defender de algum possível perigo, assim como quando o rabo fica arrepiado em posição de “meio mastro”, sinalizando um estado de alerta.

No entanto, a mais extrema expressão de medo e de dor é quando eles estão com o rabo entre as pernas.

Agora quando eles ficam batendo o rabo como um chicote, eles estão nos dizendo que não estão a fim de conversa, nem de carinho, nem de nada. Eles estão dizendo que querem ficar na deles e que podem estar se defendendo, frustrados e irritados.

Agora ficou mais fácil entender o que o seu gatinho está querendo lhe dizer?

O segredo é sempre observar todas essas posturas e sinais ao mesmo tempo. Logo você vai tirar de letra!