Água que consumimos contêm xixi de pelo menos 10 seres vivos, diz especialista
Uma fórmula criada pelo professor Paul Frijters, que atua na Faculdade de Economia e Ciência Política de Londres, no Reino Unido, mostra que cada copo de água que consumimos contém urina de pelo menos dez seres vivos.
- Leia também:
A fórmula foi divulgada em um artigo publicado em um blog australiano chamado Core Economics. Segundo o artigo, todo recurso hídrico da Terra é praticamente o mesmo nos últimos cinco bilhões de anos. Dessa forma, a água que ingerimos já passou por diversas criaturas vivas, incluindo seres humanos.
Segundo o autor, “a água foi mijada umas 10 vezes por um peixe, um mamífero mijou cerca de duas vezes e outras formas de mijo equivalem a 13 vezes. Apenas um pingo foi xixi de macaco”.
A equação para se chegar à proporção de xixi é a seguinte: “total de urina” dividido pelo “total de água” = “taxa de micção vezes a biomassa dos vertebrados que já viveram” dividido pelo “total de água” = “biomassa média de vertebrados” vezes a “taxa de xixi por ano” vezes “tempo de existência de vertebrados” dividido pela ”água total”.
Paul Frijters usou como base do cálculo a presença de 1,386 bilhão de km³ de recursos hídricos no planeta. Já em relação à urina, ele levou em conta a média de 800 km³ de xixi produzidos por cada ser humano durante toda a vida.
A água que recebemos em casa passa por vários processos com produtos químicos para tratamento, ainda assim, não é recomendado o consumo diretamente da torneira.