Astronauta volta à Terra após sufoco no espaço e revela arrependimento
Publicado em 28 set 2023, às 12h42. Atualizado às 13h25.
A viagem não tripulada pela Nasa vai durar até 2029. Foto: Divulgação/Nasa).
O astronauta da Nasa e engenheiro de voo da Expedição 68, Frank Rubio, é visto dentro da cúpula, a "janela para o mundo" da Estação Espacial Internacional. (Foto: Reprodução/
Nasa).
O astronauta da NASA Frank Rubio (à esquerda) e os cosmonautas da Roscosmos Sergey Prokopyev (centro) e Dmitri Petelin sentam-se em cadeiras do lado de fora da espaçonave Soyuz MS-23 depois de pousarem em uma área remota perto da cidade de Zhezkazgan, no Cazaquistão. (Foto: Reprodução/ Bill Ingalls/NASA).
O astronauta Frank Rubio retornou à Terra após 371 dias a bordo da ISS, tornando-se o americano que passou mais tempo em órbita terrestre.
A permanência prolongada ocorreu devido a um problema na cápsula de retorno dele, o que atrasou a viagem de volta. A NASA enviou a Soyuz MS-23 para o retorno dos astronautas, que só ocorreu após a chegada de nova equipe.
Em entrevista à CNN americana, Rubio afirmou que “provavelmente teria recusado” a missão se soubesse que ela levaria o dobro do tempo previsto. “E isso é apenas por causa de coisas de família que aconteceram. Se eu soubesse que teria se perder esses eventos muito importantes, eu simplesmente teria que dizer ‘obrigado, mas não, obrigado’”.