'Cometa do Diabo' poderá ser visto neste fim de semana; veja como observar
O ‘Cometa do Diabo’, nome dado ao cometa 12P/Pons-Brooks, poderá ser observado a partir deste domingo (21) em algumas regiões do Brasil. O corpo celeste continua se aproximando da Terra e já avistado no Hemisfério Norte.
“No dia 21 de abril, ele deverá se tornar mais visível no Hemisfério Sul, uma vez que atingirá a sua máxima aproximação ao Sol, momento cientificamente denominado por periélio”, afirma Filipe Monteiro, pesquisador do Observatório Nacional ao Estadão.
“Desde o dia 7 de abril, observadores no Nordeste do Brasil já têm conseguido fazer registros da passagem do cometa”, concluiu o pesquisador.
‘Cometa do Diabo’ será visível a olho nu?
Conforme Filipe Monteiro, não é possível afirmar que o cometa poderá ser visto a olho nu, dado que a intensidade do brilho desses tipos de objetos.
“Por isso, é possível que haja a necessidade de fazer uso de outros instrumentos, tais como binóculos e telescópios”, reforça o astrônomo.
Como observar o Cometa do Diabo?
Para observar o Cometa do Diabo os observadores deverão olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do sol. Ainda em entrevista ao Estadão, o Observatório Nacional informou que o corpo celeste estará visível por volta das 17h40 às 18h30, a partir de domingo (21).
“Os observadores deverão olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do sol, para ver o cometa. Ele estará visível logo após o pôr do sol, primeiramente abaixo da constelação de Touro, e a partir de maio, abaixo da constelação de Órion, sempre por volta das 17h40 às 18h30?, afirma Monteiro.
No entanto, o horário varia conforme a região, em razão da diferença da hora em que o Sol se põe em cada localidade.
Horários da passagem do cometa
- No Norte, mais especificamente no Acre, o cometa permanecerá visível até por volta das 19h50, porque o Estado está no extremo leste do País.
- No Nordeste, por outro lado, observadores poderão enxergar o 12P/Pons-Brooks entre 17h45 e 18h20.
- Já no Rio de Janeiro, o cometa poderá ser visto até umas 18h20
- Por estarem mais próximos da Linha do Equador, Norte e Nordeste têm a chance de presenciar o corpo celeste a uma altura melhor antes do restante do Brasil.
“A maior dificuldade será encontrar um lugar com o horizonte oeste livre, visto que o cometa está muito baixo no céu, a uma altura de cerca de 15 graus”, pondera o astrônomo.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui