Curitiba capital dos OVNIs: documentos militares comprovam teoria
Com mais de oitenta registros de avistamentos de OVNIS, Curitiba é considerada a capital oficial dos discos voadores no Brasil, isso com base em documentos oficiais da Aeronáutica. Além da parte documental, relatos sobre esses fenômenos no céu são comuns entre as pessoas da Grande Curitiba e Região Metropolitana.
O ufólogo Ademar Gevaerd, atribui a fama da cidade ao Cindacta. A partir da virada do século um militar que esteve à frente do órgão exigia que os comandados preenchessem o formulário de Tráfego Hotel, que hoje é utilizada pelas Forças Armadas para se referir aos objetos voadores não identificados.
“Acredito que por ele ser interessado no assunto havia mais registros que em outras cidades do Brasil”,
Até o ano de 2017, esses documentos ficavam em sigilos, mas a partir desta data foram liberados para consulta pública no site do Arquivo Nacional. Entre os relatos, há um pouco de tudo. Objetos redondos, em forma de estrela e de diversas cores. Tudo visto a olho a nu, seja de dia ou de noite. Confira alguns registros do Arquivo Nacional.
No dia primeiro de novembro de 1989, um homem identificado como Airton José, de 30 anos (na época) observou um OVNI na rua Marechal Deodoro em São José dos Pinhais. O homem estava com mais 6 amigos no momento em que avistou o objeto. No documento ele descreve que o “disco voador” fazia movimentos circulares e tinha várias cores, como vermelho, azul, amarelo e branco.
No dia primeiro de março de 1993, ás 2h26, o vendedor Rodrigo Peren de 24 anos, observou algo parecido com uma estrela no bairro Orleans em Curitiba, mas que trocava de cor conforme se movia e parava. O jovem destacou no documento que o objeto se movia extremamente rápido em direção ao Água Verde.
Em um caso registrado mais recentemente, no dia 16 de janeiro de 2015, um pesquisador que preferiu não se identificar, do Centro Brasileiro de Pesquisa de Discos Voadores, avistou dois objetos metálicos no formato oval, próximo ao Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico. De acordo com o avistador, os OVNIs se aproximavam e distanciavam em direção ao centro da cidade.