Eclipse solar poderá ser visto nesta quarta (2); veja como apreciar o fenômeno

Os especialistas orientam que as pessoas não olhem diretamente para o sol durante o fenômeno

Publicado em 2 out 2024, às 12h37.

Um eclipse solar parcial poderá ser visto em algumas partes do Brasil nesta quarta-feira (2). O fenômeno poderá ser apreciado em todos os estados da região Sul do país, no Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e parte dos estados da Bahia, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. O eclipse solar deve ocorrer entre 16h30 e 18h30.

Um “anel de fogo” poderá ser visto em algumas regiões do Brasil (Foto: reprodução/NASA)

De acordo com a NASA, o fenômeno desta quarta ocorre quando a Lua passa entre o Sol e a Terra enquanto está em seu ponto mais distante da Terra. Como a Lua está mais distante da Terra do que o normal, ela parece menor que o Sol e não cobre completamente o Sol. Isso cria o que parece um “anel de fogo” no céu. Antes e depois que o Sol aparece como um anel de fogo, os observadores verão partes do Sol bloqueadas, criando uma forma crescente.

Conforme a agência, os locais onde será possível ver o eclipse parcial irão ver uma espécie de “anel de fogo”, isso acontece, pois a Lua bloqueará apenas parte do Sol. Além disso, o Sol pode aparecer como um crescente ou como se um pedaço tivesse sido tirado dele.

Orientações para ver o eclipse solar

Como o sol não estará completamente coberto, os observadores devem usar proteção ocular adequada o tempo todo enquanto assistem ao eclipse solar. Conforme a NASA, não é recomendado olhar para o sol por uma lente de câmera, telescópio, binóculo ou qualquer outro dispositivo. 

Os especialistas orientam que as pessoas usem lentes com padrão ISO 12312-2, que não estão presentes em óculos de sol normais. Caso não tenha acesso a este material, procure meios indiretos de assistir ao fenômeno. Uma opção é acompanhar alguns canais do YouTube que irão fazer a transmissão do eclipse solar ao vivo.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!