Eclipse solar total no dia 8 de abril de 2024: tudo que você precisa saber

Publicado em 4 abr 2024, às 14h18. Atualizado às 16h54.

Um eclipse solar total está previsto para acontecer na próxima segunda-feira (8). Estados Unidos, México e Canadá poderão observar o fenômeno, enquanto o Brasil ficará de fora do espetáculo astronômico. O eclipse se destacou entre os termos mais pesquisados no Google na última segunda-feira (3), de acordo com o Google Trends.

O que é o eclipse solar total?

O eclipse solar total ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, bloqueando toda a sua luz em determinadas regiões do planeta. Esse alinhamento resulta em um momento único, transformando temporariamente o dia em noite. Estima-se que a duração do fenômeno seja de aproximadamente quatro minutos.

Quando apenas parte da luz solar é bloqueada, o evento é classificado como um eclipse solar parcial ou anular. O eclipse previsto para o dia 8 de abril será total, marcando o último eclipse solar desse tipo visível nos Estados Unidos até 2044.

Onde assistir?

Milhões de pessoas estão previstas para estar no trajeto do eclipse solar total, dependendo da localização geográfica. Para aqueles que não estarão na região privilegiada, existe a opção de acompanhar a transmissão ao vivo pela Nasa, através do canal do Youtube.

O que os internautas dizem?

Alguns internautas estão associando o eclipse ao mal presságio. Esses usuáriops acreditam que o eclipse trará três dias de escuridão total, assim como consta na Bíblia.

Vídeos publicados no Tiktok falam sobre a ira de Deus e um possível castigo para a humanidade. “A América também abandonou Deus e abraçou os valores seculares e perversos”, diz um dos vídeos.

Já outros conteúdos dizem que no Texas a população foi orientada a estocar comida devido ao evento.

Entretanto, há também quem associa o eclipse solar ao “Juízo Final”. Perfis no TikTok e YouTube citam que uma profecia bíblica irá se cumprir na data.

Conforme as publicações, o eclipse trará três dias de escuridão total, assim como consta na Bíblia. Além disso, vários vídeos da teoria afirmam que Deus utiliza do cosmo para mandar mensagens sobre a salvação.

“E haverá sinais no sol, e na lua, e nas estrelas; e na terra, angústia das nações em perplexidade, pelo bramido do mar e das ondas […] na expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo; porque os poderes do céu serão abalados”, diz o trecho em Lucas capítulo 21, versículo 25.

Ainda conforme as publicações nas redes sociais, as mudanças nos céus são um sinal de alerta para a humanidade. Tempo de repensar as atitudes e se preparar para o “Juízo Final”, momento de decisão sobre céu ou inferno.

Quando terá um eclipse solar no Brasil?

O próximo eclipse solar no Brasil está agendado para o dia 2 de outubro, conforme o calendário oficial da Nasa.

Este evento será classificado como anular e poderá ser observado em diversos estados das regiões Sul e Sudeste, com exceção do norte de Minas Gerais, além do Mato Grosso do Sul.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Mostrar próximo post
Carregando