Meteoro explosivo atinge céu de SC e é visto do Paraná; assista
Na última quarta-feira (31), a população de Santa Catarina foi surpreendida com a explosão de um meteoro no céu. Apesar de ser raro conseguir registrar este tipo de fenômeno, outro meteoro foi filmado na noite da última quinta-feira (1º). A explosão no céu de Santa Catarina também pôde ser vista do estado do Paraná. Este já é o terceiro registro de meteoro em curto espaço de tempo na região, o primeiro foi visto no dia 27.
- Leia também:
Em entrevista ao RIC Mais, o astrônomo amador Jocimar Justino, que faz parte da BRAMON (rede brasileira de monitoramento de meteoros), afirmou que o fenômeno ocorreu sobre o oceano Atlântico, próximo ao Litoral de Santa Catarina. O meteoro foi registrado pela câmera leste da estação de monitoramento de Monte Castelo. Segundo Justino, o meteoro pôde ser visto por vários estados do Sul do Brasil.
“É raro é conseguir flagrar o momento da queda. Fenômenos como este acontecem todo dia ao redor do mundo. O número de registros desse tipo tem aumentado em relação aos anos anteriores devido ao crescimento das redes de monitoramento. Se não tiver uma câmera apontada para o lugar certo e no momento exato, a maioria das pessoas nem vai perceber. Como podemos ver no registro do meteoro explosivo, as vezes são fenômenos bem rápidos. Com menos de 2 segundos de duração”, explica Justino.
Segundo Justino, apesar de parecer assustador, os meteoros explosivos não apresentam grande risco para a população. “A imensa maioria não apresenta riscos para a população, pois a rocha espacial é totalmente desintegrada pelo calor gerado durante a queda”, afirma.
Os meteoros que foram vistos em Santa Catarina são pequenos, de acordo com Justino, trata-se de uma rocha do tamanho de uma bolinha de gude.