Pegadas de dinossauros no Brasil e Camarões sugerem corredor entre países

Pesquisadores descobrem pegadas de dinossauros que podem explicar muito da formação do planeta e dos continentes

Publicado em 30 ago 2024, às 14h10.

Uma pesquisa descobriu pegadas semelhantes de dinossauros no Brasil e em Camarões. Essa descoberta, aliás, traz novas teorias para a formação do planeta. Isso porque sugere que existia um corredor estreito que conectava os dois continentes antes deles se separarem.

Pegadas dinossauros
Pegadas de dinossauros podem revelar mistérios | Foto: Divulgação / Ismar de Souza Carvalho

O Museu de História Natural do Novo México divulgou a pesquisa. Inclusive, tem como um dos autores o geólogo e pesquisador brasileiro Ismar de Souza Carvalho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

As pegadas foram feitas há 120 milhões de anos. Contudo, elas estão preservadas na lama e lodo onde, antes, havia rios e lagos. No Brasil, estão no Planalto da Borborema, no nordeste. Os pesquisadores encontraram mais de 260 pegadas a mais de 3.700 milhas de distância entre o Brasil e Camarões. Isso significa que esses animais teriam andado uma distância de 5,9 mil quilômetros.

+ Animais na Lua? Cientistas planejam levar células congeladas

A maioria pertence a carnívoros terópodes de três dedos, que tendiam a ser bípedes. Porém, saurópodes de pescoço longo ou por ornitísquios, uma superfamília diversa de herbívoros, também fizeram algumas pegadas.

“As pegadas de dinossauros nos ajudam a entender a história geológica de uma região que se separou há milhões de anos”, disse o pesquisador Louis L. Jacobs, o principal autor do estudo e paleontólogo da Southern Methodist University, ao “The New York Times“.