Por que demoraram 51 anos para os Estados Unidos voltar à Lua?
Após a Apollo 17 chegar à Lua em 1972, os Estados Unidos voltaram a pisar no nosso satélite natural na última quinta-feira (22). A missão comercial da Intuitive Machines se tornou a primeira empresa privada a conseguir essa conquista com apoio da NASA. Foram 51 anos entre a última e a mais recente vez que o homem pisou na Lua.
Por que demorou tanto tempo para o homem voltar para a Lua?
Os pousos na Lua começaram no histórico ano de 1969, quando a Apollo 11 fez o pouso. Outras missões conseguiram e uma se transformou em uma quase tragédia. Em 1970, a missão teve que abortar o pouso lunar devido a uma explosão no módulo de serviço.
Apesar dos problemas, a NASA voltou à Lua em várias missões não tripuladas, assim como a antiga União Soviética e até mesmo o Japão. Com equipamentos mais modernos, os cientistas têm coletado informações da Lua há décadas e atualmente não precisam de astronautas para obter amostras de solo, do ar e tudo mais que é necessário para estudos.
Um outro motivo também foi a mudança de prioridades da NASA, que está voltada para conhecer melhor o Sistema Solar. A Lua segue como papel importante, mas é mais considerada um ponto para que se possa preparar para um passo ainda maior para a humanidade do que foi chegar à Lua.
Primeira vez que homem pisou na Lua foi em 1969
Em 20 de julho de 1969, a missão Apollo 11 da NASA marcou a história da humanidade com o primeiro pouso tripulado na Lua. A bordo da nave espacial Columbia, os astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins embarcaram em uma jornada épica de oito dias.
Após quatro dias de viagem, o módulo lunar Eagle, com Armstrong e Aldrin a bordo, pousou no Mar da Tranquilidade. Às 20h17min UTC, Armstrong proferiu a frase icônica: “Um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade” ao pisar na superfície lunar pela primeira vez.
Em 21 de julho, a Eagle decolou da Lua e se reuniu com a Columbia. Os três astronautas retornaram à Terra em segurança em 24 de julho.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.