Beijos marcantes do cinema

Publicado em 13 abr 2021, às 13h23.

O Dia do Beijo é comemorado no dia 13 de abril. O primeiro beijo na boca apresentado em um filme aconteceu em 1896, no filme “The Kiss” que possui cerca de 47 segundos de duração, e foi filmado por Thomas Edison, sim ele mesmo, o inventor da lâmpada.

O beijo foi um selinho inocente ao final do musical The Widow Jones, encenada pelos mesmos atores da Broadway, John C. Rice e May Irwin. Mas não foi esse rápido beijo que ficou registrado na história do cinema como a imagem de beijo mais irresistível, que se tornou ditado popular “beijo de cinema”. Separei alguns beijos marcantes do cinema para essa data. Confira abaixo:

Edward Mãos de Tesoura (1990)

Kim (Winona Ryder) comovida com a história de Edward (Johnny Depp) e com sua solidão, aos poucos, ela vai se apaixonando por ele.

Homem-Aranha (2002)

Um dos casais mais queridinhos dos quadrinhos, Mary Jane (Kristen Dunst) e Peter Parker (Tobey Maguire), marcou um dos beijos mais famosos do cinema – na chuva, de ponta cabeça, com apenas a boca do Homem-Aranha para fora da máscara.

Meu Primeiro Amor (1991)

O filme retrata o amor inocente que acontece entre Vada (Anna Chlumsky) e Thomas (Macaulay Culkin). O jovem impopular é o único e melhor amigo de Vada. Suas aventuras do verão, levam do primeiro beijo ao último adeus.

Mr. & Mrs. Smith (2005)

Foi no set de filmagem de Sr. e Sra. Smith, que Angelina Jolie e Brad Pitt se apaixonaram e se casaram.

Titanic (1997)

Quando Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet) se conhecem a bordo do Titanic, é quase amor à primeira vista. O beijo “proibido” se tornou um clássico do cinema.

Scott Pilgrim Contra o Mundo (2010)

Scott Pilgrim (Michael Cera) se apaixona perdidamente por Ramona V. Flowers (Mary Elizabeth Winestead). Só que não foi fácil conquistar seu amor. Ele precisou enfrentar os sete ex-namorados dela, que estavam dispostos a tudo para impedir sua felicidade com outra pessoa.

O Segredo de Brokeback Mountain (2005)

A cena do beijo entre Heath Ledger e Jake Gyllenhaal é uma das mais emblemáticas do cinema moderno. Até o início dos anos 2000, poucos filmes retratavam a temática do amor gay.

O Fabuloso Destino de Amelie Poulan (2002)

A cena do beijo de Amelie Pulan (Audrey Tautou) é uma das mais sutis e delicadas do cinema.

Azul é a Cor Mais Quente (2013)

Adèle (Adèle Exarchopoulos) descobre, na cor azul dos cabelos de Emma (Léa Seydoux), sua primeira paixão por outra mulher. A cena em que elas trocam seu primeiro beijo (não é a do GIF), tem toda a preparação que este momento especial tem direito.

Origem do Dia Internacional do Beijo

Não se sabe ao certo como começou, mas segundo uma lenda italiana, havia um jovem chamado Enrique Porchelo que era conhecido por ter beijado todas as mulheres de sua vila.

Cansado de tantos rumores, o padre da pequena vila ofereceu um prêmio em moedas de ouro para a mulher que nunca havia sido beijada pelo jovem italiano. Ninguém apareceu para reclamar o prêmio e, de acordo com a lenda, o tesouro permanece escondido em algum lugar da Itália.

Em tempos de pandemia, em que devemos manter o distanciamento social, não podemos abrir mão das orientações das autoridades de saúde. Então, nada de beijos.