Diretora do reboot de Candyman diz por que você não deve assistir sozinho

Publicado em 19 jun 2021, às 14h27.

Um novo vídeo promocional de A Lenda de Candyman, foi divulgado hoje (19) em celebração ao dia da abolição da escravatura nos Estados Unidos (celebrado em 19 de junho), a diretora Nia DaCosta explica por que o reboot da franquia de horror não deve ser assistido por uma pessoa sozinha. E o motivo não é sinistro: para cineasta, o cinema de terror é uma experiência coletiva, que fica muito melhor compartilhando os sustos com amigos. Confira abaixo:

“Esse filme é sobre comunidade. Eu não acho que você deveria assistir a ele sozinho. De uma forma, é importante, você não ter de segurar tudo por conta própria”, ela explica, antes de arrematar. “Terror é simplesmente melhor em uma sala cheia de gente que também está surtando”.

No vídeo, DaCosta também ressalta a importância do horror enquanto ferramente de denúncia em prol de questões sociais marginalizadas, algo que tanto o Candyman original quanto O Legado de Candyman parecem priorizar.

“O horror é uma ferramente muito eficiente na hora de contar histórias sobre coisas que nos ipactam em nível social”, diz a diretora. “A função certa dele é te deixar desconfortável. E se esse desconforto está conectado à exploração de questões da raça e gênero, você tem, então, de reavaliar pensamentos sobre raça e gênero”.

A lenda urbana do assassino de casaco, com gancho no lugar da mão direita, que aparece sempre que se repete cinco vezes seu nome diante de um espelho, foi originalmente personificada pelo ator Tony Todd no filme de 1992 e depois em duas continuações, Candyman: Farewell to the Flesh (1995) e Candyman: Day of the Dead (direto para DVD, 1999). Quem será o antagonista na nova versão é Yahya Abdul-Mateen II, de Aquaman Watchmen.

Jordan Peele produz o filme e escreve o roteiro ao lado de Win Rosenfeld (Infiltrado na Klan). O novo Candyman é ambientado na mesma vizinha que o filme original, que agora é uma zona altamente urbanizada de Chicago. A direção fica com Nia DaCosta (Little Woods). A estreia está prevista para 27 de agosto.