Com aumento de casos afogamentos no Litoral, bombeiros dão dicas de prevenção
A alta na quantidade de afogamentos no Litoral do Paraná nos últimos dias levou o Corpo de Bombeiros do Paraná a divulgar orientações, para que os banhistas possam se cuidar melhor e evitem novos casos.
Leia mais:
- Pescador encontra jovem afogado em represa no Paraná
- Menina de 12 anos morre afogada ao tentar salvar irmã de 8 anos que caiu em represa, no Paraná
Em apenas cinco dias, do período de 21 a 25 de dezembro, mais de 50 pessoas já se afogaram nas praias do Litoral do Paraná. Durante os dias citados, foram 54 salvamentos realizados pelos salva-vidas. O último caso foi de um morador de Curitiba, Ruan Ferreira, de apenas 18 anos, encontrado morto na Praia Brava, em Matinhos, esta terça-feira (27).
Veja as dicas do Corpo de Bombeiros:
Só entre no mar em área protegida por guarda vida
Sempre se mantenha atento nos postos de guarda vida ou nas bandeiras vermelha e amarela, que sinalizam risco médio e alto de afogamento.
Horário de funcionamento do posto de guarda vida
É indicado para os banhistas frequentar a praia quando os postos de guarda vida estiverem abertos, entre as 8h e 19h.
Cautela ao nadar no mar
Muitas pessoas que se afogam sabem nadar. Então é essencial ser cauteloso quando entrar no mar, devido às condições imprevisíveis de correntezas em comparação com uma piscina, por exemplo.
Se for nadar, não beba
O álcool inibe a noção de perigo. Então é recomendado não entrar no mar após ingerir bebida alcoólica. As vítimas em potencial no litoral são homens de 15 a 24 anos de idade, que possuem 12 vezes mais chances de se afogar do que mulheres.