Fiéis se reúnem em Santuário do Perpétuo Socorro em vigília pela paz na Ucrânia
Na noite de terça-feira (1), dezenas de fiéis se reuniram no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Curitiba, em uma “Vigília pela Paz”, dedicada ao povo ucraniano, que tem sofrido com os constantes ataques russos. O encontro aconteceu às 20h e contou com bandeiras, camisas, velas e outros símbolos do país europeu.
De acordo com o padre do evento religioso, Sérgio Lima, o objetivo da reunião era pedir a interferência de Deus sobre a Guerra, através da interseção de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
“Estaremos rezando com a dor, com o sofrimento, com o corpo, com a inteligência, com o entendimento…”,
contou o padre à RICtv.
- Leia também: Ex-jogadores do Athletico reencontram família em Curitiba após fugirem da guerra na Ucrânia
Carlos Henze Jr., presidente do Clube Poltrava, grupo folclórico ucraniano de Curitiba, esteve presente no local e falou sobre a mobilização do mundo perante ao conflito. De acordo com ele, as pessoas tem se posicionado contra a guerra por ver a “injustiça, a agressão, a mortandade sendo praticada sem uma justificativa plausível”.
Para o presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira (RCUB), Vitório Sorotiuk, que também estava na vigília, a guerra tem servido para mostrar a resistência e a força do povo ucraniano.
“A Ucrânia sofre agressão pesada do segundo maior exército do planeta e o mundo todo está surpreso com a capacidade de resistência do povo ucraniano. Essa capacidade não está dentro de armas, está no que o refrão do hino da Ucrânia diz: ‘corpo e alma entregaremos na luta pela nossa liberdade'”,
disse Vitório Sorotiuk.
De iniciativa dos padres redentoristas, o evento religioso contou com ucranianos, descendentes e devotos de Perpétuo Socorro. O Paraná concentra a maior comunidade ucraniana do Brasil, com cerca de meio milhão de pessoas.