Instagram é a rede social mais usada de acordo com pesquisa da Ecglobal

por Redação RIC.com.br
Com supervisão de Erick Mota
Publicado em 27 jun 2023, às 13h53.

A empresa do ecossistema Haus do Grupo Stefanini, Ecglobal,  apresentou o resultado de sua pesquisa, “Conexões Autênticas que empoderam Marcas”, sobre redes sociais e marcas. O instagram liderou o ranking sendo utilizado diariamente por 74% dos entrevistados. O Facebook ficou em segundo lugar com 65%.

A pesquisa foi apresentada em comemoração ao Dia Mundial das Redes Sociais, comemorado em 30 de junho. Foram 572 entrevistados de todas as regiões, entre 18 a 75 anos, refletindo o perfil diverso das redes sociais. O estudo destacou a relevância do Social Commerce, com as redes sociais se tornando espaços informativos para aprendizagem, entretenimento e interação com marcas.
 

O Instagram liderou o ranking, sendo utilizado diariamente por 74%. O número sobe para 86% considerando o acesso uma vez ao dia. Em segundo lugar, o Facebook ficou 65%, seguido pelo YouTube, com 64%. O TikTok ganhou destaque, alcançando uma taxa de acesso de 42% e o Twitter registrou 33% de uso contínuo.
 

A manifestação de interesses em entretenimento, a conexão com o círculo mais próximo e a busca por conhecimento foram alguns fatores que justificaram os resultados .

O Instagram, o Twitter e o TikTok são os canais preferidos para acompanhar os influenciadores, com 39%, 36% e 33% de preferência, respectivamente. Destaca-se que 20% dos entrevistados consideram que há um excesso desse conteúdo. A confiança nos influenciadores foi questionada, uma vez que receberem para promover produtos pode comprometer a imparcialidade das recomendações.
 

Para o público de 60 a 75 anos, a confiabilidade de notícias é uma barreira no Facebook e no WhatsApp. Já TikTok se destaca na interação entre consumidores e marcas, pelo formato de vídeos curtos e à variedade de conteúdo. O Instagram foi referenciado pela exposição de produtos e serviços, bem como pela facilidade de contato com marcas e o Twitter se destaca pela velocidade na divulgação de informações.
 

Mais de 60% afirmam que a comunidade é um ótimo lugar para descobrir novidades e se conectar com pessoas do mesmo interesse. Para mais de 40% a busca por opinião sincera e recomendações sobre produtos a partir da perspectiva dos consumidores reais motivam o acesso.