Mudança de sexo em cartório cresce 72% em cinco anos no Paraná
Passados cinco anos desde a autorização nacional para que os Cartórios de registro civil paranaenses realizem mudanças de nome e sexo de pessoa transgênero, o número de alterações cresceu 72% no Paraná e totalizam 650 atos.
No primeiro ano que a lei foi colocada em prática foram contabilizadas 132 alterações, enquanto no último ano – junho de 2022 a maio de 2023 – foram registradas 228 mudanças de gênero, um aumento de 72%.
“Os cartórios de registro civil contribuem para que todas as pessoas tenham acesso e seus direitos respeitados”, destaca Mateus Afonso Vido da Silva, presidente da Arpen PR. “
Em Curitiba foram quase 200 mudanças de sexo em cartório durante os cinco anos de permissão. No total, foram 110 do masculino para o feminino, 78 do feminino para o masculino e 10 sem alteração.
Entre as mudanças de gênero, as mudanças para o sexo feminino prevalecem no estado. A lei permite a mudança de sexo sem a necessidade de procedimento judicial e nem comprovação de cirurgia de redesignação judicial, também conhecida como transgenitalização.