Polêmica: mascotes de marca de chocolate são chamadas de "lésbica" e "obesa"; entenda
A marca de chocolates M&M’s anunciou na segunda-feira (23) que irá suspender o uso dos mascotes nas ações de marketing da companhia. A interrupção se dá por conta dos ataques e críticas dos conservadores norte americanos, que consideraram a nova personagem “politizada”.
Leia mais:
- Juntos de novo? Neymar e Bruna reatam namoro com ajuda da ex do jogador
- Preta Gil fala sobre primeira semana de quimioterapia: “Momentos difíceis”
A polêmica se desencadeou após a fabricante Mars Inc. anunciar uma edição limitada em apoio às mulheres. A embalagem do produto incluía apenas os doces nas cores roxo, marrom e verde — trio de personagens femininas do chocolate — e com a frase “para celebrar as mulheres em todos os lugares que estão mudando o status quo”. Esta foi a primeira vez que a marca apresentou apenas personagens mulheres.
A campanha gerou controvérsias entre os internautas, inclusive um dos principais apresentadores da Fox News, Tucker Carlson e o ator e influencer Nick Adams.
Tucker disse que Green, a personagem verde era “provavelmente lésbica” e Purple, a nova personagem roxa, que representa um dos M&M’s de amendoim e tem a forma ovalada, seria “obesa”. O jornalista, que é conhecido pelas falas polêmicas, havia criticado a marca há um ano atrás, quando substituíram as botas brancas de Green por tênis, deixando-a “menos sexy”.
Já o ator Nick Adams acusou a empresa de “sexismo” e que a “masculinidade está sob ataque como nenhum outro momento na história mundial”.
Comunicado da marca
Após o afastamento dos mascotes, a porta-voz da marca agora é a atriz Maya Rudolph.
“Estados Unidos, conversemos. No último ano, fizemos algumas mudanças em nossos queridos porta-vozes. Não estávamos certos de que alguém se daria conta. E definitivamente não achamos que isto quebraria a internet. Mas agora entendemos: até os sapatos de um doce podem causar polarização. Era a última coisa que os M&Ms queriam, pois nosso objetivo é unir as pessoas.
Portanto, decidimos fazer uma pausa indefinida nos mascotes. Em seu lugar, temos o orgulho de apresentar uma porta-voz com a qual os Estados Unidos concordam: a amada Maya Rudolph. Estamos confiantes de que Rudolph defenderá o poder da diversão para criar um mundo onde todos se sintam pertencentes.”