Retratos de família

Os retratos de família podem ter um sentido para muito além de apresentar um registro da família perfeita dos comerciais de margarina.

por

Publicado em 16 nov 2024, às 11h53. Atualizado às 12h19.

É muito comum as pessoas gostarem de visualizar retratos de família. As imagens de família, geralmente, são as mais populares em redes sociais, sejam retratos incluindo toda a família ou parte dela, que expressem algum cenário afetivo, lúdico ou espirituoso. Podem evocar sensações agradáveis e gratificantes, como também ativar raivas, ciúmes e invejas.

Um sentido para além da foto

Com a facilidade tecnológica da atualidade os cliques fotográficos acontecem cotidianamente, seja em festas e eventos especiais, viagens ou no casual do dia a dia familiar. Registrar as gracinhas e as peripécias dos filhos, os afetos dos pais e dos avós, os encontros com os tios e primos, as festas de aniversário, formaturas, casamentos e mesmo os encontros esporádicos da grande família em natais e viradas de ano, pode ter um sentido para muito além de apresentar um retrato da família perfeita dos comerciais de margarina.

Registros das experiências primárias

Os retratos de família são registros que contam das nossas experiências primárias. Estas fundam o surgimento do ser junto aos primeiros outros que validam (ou não) a existência que irrompe para a vida no seio da família.

Os retratos podem mostrar uma família feliz e harmônica, mas pode ser apenas um recorte em uma imagem de uma família que se gostaria de ter, ou seja, alegre e sorridente, bem-vestida e alinhadamente penteada e afetiva.

Para alguns, as muitas fotos podem parecer exibicionismos e expressar narcisismos, ou mesmo vazar uma necessidade de mostrar aos outros a bela e harmônica família que se tem no sorriso das fotos, mas que falta na convivência. No entanto, para outros, mesmo que um retrato de família não expresse a real família que se tem por trás das lentes das câmeras fotográficas, que inevitavelmente é imperfeita e disfuncional em alguma característica, as fotos simplesmente servem para registrar e contar os episódios e as configurações familiares. 

Nesse sentido, vale registrar fotograficamente os momentos em família. As configurações familiares se modificam ao longo do tempo. Pessoas poderão sumir das fotos, por não estarem mais presentes nesse plano da existência. Por isso, não faça cara feia quando alguém sugerir “vamos tirar uma foto?”.

Mesmo que não seja importante para você, para alguém pode ter um sentido relevante. Para os pais os registros contarão os olhares ávidos de seus filhos ao longo de suas intervenções parentais. O filhos terão memórias construídas de um tempo que não lembrarão depois. Para os avós, o convívio dos netos tem um sabor especial na vida e revisitar os momentos juntos desenhará sorrisos em suas faces. Para os netos, perceber o carinho dos avós em fotos, mesmo depois que se foram, ativa um afeto inexplicável.

Não roube os registros fotográficos de sua família

Para os retratos de família, não espere que ela seja perfeita. Caso assim for, provavelmente não terá fotos. Não roube de seus filhos, pais, avós e netos as memórias em registros fotográficos. Os momentos vividos jamais retornarão.

O tempo de clicar é agora. Aproveite o convívio familiar e não economize nos cliques. Atualize a foto de sua família. Talvez no próximo evento juntos, nem todos estarão mais presentes para uma foto.

Caso você achar que sua família não merece ser fotografada por não ser perfeita, abra mão dessa rigidez, pois famílias perfeitas não existem mesmo, a sua não é a única. Não entenda como hipocrisia o postar uma linda foto de sua família imperfeita na rede social. Ninguém engolirá que sua família seja perfeita só pelo fato de todos estarem sorrindo e se abraçando em uma foto.

Portanto, não roube os retratos de sua família.

Seja empático, solidário e sorria

Seja empático e solidário e posicione-se para um registro familiar. Faça um esforço e sorria. Os cliques valem a pena, pois ajudam a construir memórias e histórias das nossas configurações familiares. Os retratos de família contam de nós e da nossa origem.