'Rússia é um gigante de pé de barro', diz representante ucraniano no PR
Um ato de apoio à Ucrânia foi realiza no Memorial Ucraniano do Parque Tingui, em Curitiba, no início da noite desta sexta-feira (25). E não foram somente descendentes de ucranianos que estiveram no local, clamando por paz. Também havia descendentes de poloneses, italianos e até mesmo russos, que não concordam com a invasão russa à Ucrânia. Todos estavam em apoio e solidariedade à Ucrânia.
Cerca de 500 pessoas se reuniram no gramado do Memorial. O ato iniciou com a fala do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, um defensor da cultura multiétnica que se instalou há décadas em todo o Paraná. Depois dele, outros representantes de governo e da sociedade civil também discursaram. Mas todas as falas pediam a mesma coisa: o cessar-fogo da Rússia e a paz na Ucrânia.
Os descendentes entoaram hinos espirituais ucranianos e, juntos, oraram pelos entes queridos que estão sofrendo em fuga, pelo acolhimento aos refugiados, e pelos soldados que estão morrendo, defendendo a pátria. Vitório Sorotiuk, presidente da representação cultural ucraniana no Paraná, ainda pediu que as pessoas “lotem” as igrejas em orações, pedindo paz e o fim breve de tudo isto.