VÍDEO: idosa pede escultura de pênis gigante no túmulo como 'último pedido'
Antes de morrer, uma idosa de 99 anos fez um “último pedido” inusitado aos familiares: ela queria uma escultura de pênis gigante em cima de seu túmulo. O caso aconteceu na cidade de Misantla, no México. A inauguração da estátua aconteceu no sábado (23) e as imagens viralizaram nas redes sociais.
O monumento de 1,5 metro de altura e 300 quilos foi fixado em cima do túmulo de Catarina Orduña Pérez, em um cemitério na Cidade do México, capital do México. ⠀
Segundo o site norte-americano Vice, no início, os familiares de Catarina achavam que ela estava brincando. Eles só levaram a sério após pedidos insistentes da idosa.
“Ela me disse que esse era o desejo dela, para que ninguém a esquecesse e para que tudo o que amávamos nela fosse lembrado com mais facilidade”,
afirmou o neto de Catarina, Álvaro Mota Limón, em entrevista ao Vice.
O neto afirma que a avó sempre foi muito “vanguardista” e “progressista”.
“Ela queria quebrar os paradigmas dos mexicanos, que, às vezes, deixam as coisas escondidas por não terem mente aberta”.
Escultura foi homenagem a apelido carinhoso
Doña Cata, como era carinhosamente conhecida em Misantla, acreditava que a figura do pênis tinha um significado especial. Álvaro conta que a idosa chamava, carinhosamente, os familiares de “vergas”, palavra que pode ser traduzida como “pintos” ou usada como um elogio, algo “legal”.
Segundo o neto, Cata usava a expressão para reforçar que a família tinha integridade e eram pessoas de força moral. Esse carinho pela família levou a idosa a fazer o pedido inusitado antes da morte.
Último pedido da idosa divide opiniões
Após a inauguração da escultura e a repercussão das imagens nas redes sociais, o escultor responsável pela obra passou a ser mais procurado. Mas nem todos aprovaram a ideia, segundo o neto de Catarina.
“A cada 10 pessoas, acho que sete veem a estátua de forma positiva. Se eles não veem de forma positiva, pelo menos eles respeitam o desejo dela. Há outros, porém, que, com seus valores conservadores, têm a mente fechada para a situação”,
explica Álvaro.
Confira o vídeo da inauguração da escultura: