Enem dos Concursos: veja dicas para evitar atrasos e imprevistos no domingo (18)

Candidatos devem acessar e imprimir o cartão de confirmação de inscrição no site oficial do concurso e conferir as informações sobre horários e locais de prova

Publicado em 16 ago 2024, às 12h19. Atualizado às 12h50.

O Concurso Nacional Unificado (CNU), mais conhecido como o “Enem dos Concursos”, será realizado no domingo (18), a partir das 8h30 (horário de Brasília), em 228 cidades. E os candidatos inscritos devem tomar alguns cuidados para evitar atrasos e imprevistos. Por isso é muito importante consultar e imprimir o cartão de confirmação de inscrição e conhecer previamente o local de aplicação das provas.

O Concurso Nacional Unificado (CNU), mais conhecido como o "Enem dos Concursos", será realizado no domingo (18), a partir das 8h30 (horário de Brasília), em 228 cidades. E os candidatos inscritos devem tomar alguns cuidados para evitar atrasos e imprevistos. Por isso é muito importante consultar e imprimir o cartão de confirmação de inscrição e conhecer previamente o local de aplicação das provas.
Cartão de confirmação de inscrição pode ser impresso no site oficial do CNU (Foto: Reprodução/MGI)

Para consultar esses dados é preciso acessar a área do candidato no site oficial do concurso. Então, é só acessar o campo “local de prova” para consultar e imprimir o cartão de confirmação de inscrição. Nele constam informações como número de inscrição, data, hora e local de prova. Além disso, registra se o candidato tem direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se aplicável.

Além disso, o Ministério de Gestão e Inovação (MGI), responsável pelo CNU, lembra de alguns cuidados importantes a ser tomados pelos concorrentes às 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal, com salários iniciais variando de R$ 4.407,90 a R$ 22,9 mil.

O candidato deve, principalmente, verificar com antecedência o endereço, o tempo de deslocamento e meios de transporte para chegar ao local da aplicação das provas. Além disso, é importante conferir se a cidade onde será realizada a prova tem horários diferenciados para o transporte público nos domingos.

O MGI ressalta sobre o cumprimento dos horários para a aplicação das provas estabelecidos em edital, sempre referentes à hora de Brasília. A avaliação acontece em dois períodos, de acordo com o seguinte cronograma:

Turno matutino

  • Abertura dos portões: 7h30
  • Fechamento dos portões: 8h30
  • Início das provas: 9h
  • Término das provas: 11h30
  • Duração da prova: 2h30
  • Língua Portuguesa e Redação (nível intermediário)
  • Conhecimentos Gerais e Discursiva (nível superior)

Turno vespertino

  • Abertura dos portões: 13h
  • Fechamento dos portões: 14h
  • Início das provas: 14h30
  • Término das provas: 17h30* / 18h *Horário de término para o bloco temático 8 (nível intermediário)
  • Duração da prova: 3h30
  • Noções de Direito, Matemática e Realidade Brasileira (nível intermediário)
  • Conhecimentos Específicos (nível superior)

Concurso tem série de regras para os candidatos

Além disso, os candidatos devem cumprir algumas regras básicas durante a prova. Confira as instruções do MGI:

Material permitido: somente caneta preta transparente.

Lanche: as embalagens dos alimentos devem estar lacradas.

Água: prefira as garrafas transparentes e sem rótulo.

Documento de identificação pessoal: levar documento original com foto – cópias não serão aceitas, nem com autenticação. Documento em aplicativo digital: print não será aceito; você precisa acessar o aplicativo no momento da identificação, por isso é importante ter o aplicativo oficial do documento digital já baixado no seu celular e este estar com a bateria carregada, para que possa acessá-lo no momento da identificação.

Cartão de confirmação: A apresentação do cartão de confirmação de inscrição não é obrigatória, porém sugerimos que o imprima e o leve com você no dia para facilitar a localização da sua sala de aplicação. O candidato não poderá fazer anotações no cartão ou mantê-lo  sobre a mesa durante as provas.

No momento da identificação será solicitado que você guarde todos os aparelhos eletrônicos desligados no envelope porta-objetos, identifique-o e lacre-o antes de ingressar na sala de prova. Desligue seu telefone celular, mas antes lembre-se de desativar eventuais alarmes que tenha programado para que este não toque durante as provas.

Como serão as provas do Enem dos Concursos

A princípio, as avaliações acontecerão em dois turnos, tanto para o nível superior quanto para o nível médio. Primeiramente acontece a etapa matutina, com 2 horas e meia de duração. Os candidatos do nível superior deverão responder 20 questões objetivas sobre conhecimentos gerais, além de uma prova discursiva sobre o bloco de carreira escolhido. Por outro lado, os inscritos de nível médio terão 15 questões objetivas e uma redação.

Já a segunda etapa, que acontecerá no período da tarde, dura mais tempo. Durante 3 horas e meia, os candidatos do nível superior terão 50 questões de conhecimentos específicos, enquanto os de nível médio terão 45 de conhecimentos gerais, como matemática e atualidades brasileiras.

Por fim, as avaliações consistem apenas da primeira fase do Enem dos Concursos. Em seguida, haverá perícias para verificar a validade de candidaturas autodeclaradas de pessoas pardas e pretas, pessoas com deficiência e indígenas. Em alguns cargos, os órgãos poderão solicitar a avaliação de títulos. 

A previsão para o resultado é dia 21 de novembro, com convocações a partir de janeiro de 2025.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!