Tudo o que se sabe sobre o Enem dos Concursos: datas e locais de provas
O Enem dos Concursos busca unificar as vagas disponíveis aos diferentes órgãos do governo federal em uma única avaliação.
O Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido popularmente como “Enem dos Concursos”, acontece no próximo domingo (18). A prova deveria ter acontecido dia 5 de maio, mas foi remarcada por conta das inundações do Rio Grande do Sul.
Para entrar no local da avaliação, é preciso levar um documento original com foto e uma caneta preta em material transparente. Além disso, alimentos e bebidas serão liberados se estiverem em embalagens lacradas e garrafas transparentes. Também é importante frisar que relógio, boné, óculos escuros e fones de ouvidos não são permitidos.
As avaliações acontecerão em 228 cidades do Brasil, onde os candidatos vão concorrer a 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal. Para conferir o local de prova, acesse a Área do Candidato, mesma página onde foi realizada a inscrição.
Como serão as provas do Enem dos Concursos
A princípio, as avaliações acontecerão em dois turnos, tanto para o nível superior quanto para o nível médio. Primeiramente acontece a etapa matutina, com 2 horas e meia de duração. Os candidatos do nível superior deverão responder 20 questões objetivas sobre conhecimentos gerais, além de uma prova discursiva sobre o bloco de carreira escolhido. Por outro lado, os inscritos de nível médio terão 15 questões objetivas e uma redação.
Já a segunda etapa, que acontecerá no período da tarde, dura mais tempo. Durante 3 horas e meia, os candidatos do nível superior terão 50 questões de conhecimentos específicos, enquanto os de nível médio terão 45 de conhecimentos gerais, como matemática e atualidades brasileiras.
Por fim, as avaliações consistem apenas da primeira fase do Enem dos Concursos. Em seguida, haverá perícias para verificar a validade de candidaturas autodeclaradas de pessoas pardas e pretas, pessoas com deficiência e indígenas. Em alguns cargos, os órgãos poderão solicitar a avaliação de títulos.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!