Tudo o que se sabe sobre o Enem dos Concursos: datas e locais de provas

O Enem dos Concursos busca unificar as vagas disponíveis aos diferentes órgãos do governo federal em uma única avaliação.

por Mariana Gomes
com supervisão de Guilherme Becker
Publicado em 13 ago 2024, às 06h47. Atualizado às 06h48.

O Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido popularmente como “Enem dos Concursos”, acontece no próximo domingo (18). A prova deveria ter acontecido dia 5 de maio, mas foi remarcada por conta das inundações do Rio Grande do Sul.

Tudo o que se sabe sobre o Enem dos Concursos: datas e locais de provas
O Enem dos Concursos tem vagas de nível médio e nível superior (Foto: Agência Brasil)

Para entrar no local da avaliação, é preciso levar um documento original com foto e uma caneta preta em material transparente. Além disso, alimentos e bebidas serão liberados se estiverem em embalagens lacradas e garrafas transparentes. Também é importante frisar que relógio, boné, óculos escuros e fones de ouvidos não são permitidos.

As avaliações acontecerão em 228 cidades do Brasil, onde os candidatos vão concorrer a 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal. Para conferir o local de prova, acesse a Área do Candidato, mesma página onde foi realizada a inscrição.

Como serão as provas do Enem dos Concursos

A princípio, as avaliações acontecerão em dois turnos, tanto para o nível superior quanto para o nível médio. Primeiramente acontece a etapa matutina, com 2 horas e meia de duração. Os candidatos do nível superior deverão responder 20 questões objetivas sobre conhecimentos gerais, além de uma prova discursiva sobre o bloco de carreira escolhido. Por outro lado, os inscritos de nível médio terão 15 questões objetivas e uma redação.

Tudo o que se sabe sobre o Enem dos Concursos: datas e locais de provas
A prova terá duas etapas no mesmo dia (Foto: Ilustração/Freepik)

Já a segunda etapa, que acontecerá no período da tarde, dura mais tempo. Durante 3 horas e meia, os candidatos do nível superior terão 50 questões de conhecimentos específicos, enquanto os de nível médio terão 45 de conhecimentos gerais, como matemática e atualidades brasileiras.

Por fim, as avaliações consistem apenas da primeira fase do Enem dos Concursos. Em seguida, haverá perícias para verificar a validade de candidaturas autodeclaradas de pessoas pardas e pretas, pessoas com deficiência e indígenas. Em alguns cargos, os órgãos poderão solicitar a avaliação de títulos. 

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!