Justiça Eleitoral divulga datas de concurso com 389 vagas; veja como se inscrever

Os cargos são para várias especialidades em unidades do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e tribunais regionais eleitorais (TREs)

Publicado em 29 maio 2024, às 16h28.

A Justiça Eleitoral publicou o edital do concurso unificado, no Diário Oficial da União (DOU), nesta quarta-feira (29). O edital prevê 389 vagas, sendo 116 para cargos de analista judiciário e 273 para cargos de técnico judiciário. Além disso, terá a formação de cadastro reserva. A previsão é que as provas sejam aplicadas em todo o país no dia 22 de setembro de 2024. O período de inscrições vai de 4 de junho a 18 de julho.

Justiça Eleitoral divulga datas de concurso unificado com 389 vagas; veja como se inscrever
A aplicação da prova do concurso unificado da Justiça Eleitoral será pela Cebraspe (Foto: Divulgação/Cebraspe)

Segundo o edital, os cargos para várias especialidades serão distribuídos entre os tribunais participantes: Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e 26 tribunais regionais eleitorais (TREs). O TRE de Tocantins, no entanto, ficou de fora, uma vez que há concurso válido para o órgão em andamento.

Veja aqui o edital do concurso da Justiça Eleitoral

A Resolução TSE nº 23.724, de 10 de outubro de 2023 estabeleceu as normas gerais. Elas preveem a reserva de 20% de vagas para pessoas negras, 10% para pessoas com deficiência e 3% para pessoas indígenas.

Na sessão realizada no dia 7 de maio deste ano, o Plenário da Corte Eleitoral alterou a Resolução TSE nº 20.761/2000. Ela dispõe sobre a descrição e especificação de cargos de provimento efetivo das carreiras judiciárias. A medida atualizou os cargos no âmbito da Justiça Eleitoral especificados no normativo para adequação ao contexto atual. Além disso, à evolução percebida nos processos de trabalho ao longo dos últimos anos.

Cebraspe organizará o concurso unificado da Justiça Eleitoral

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) é a banca organizadora do certame. Os exames acontecerão de forma simultânea, para o provimento de cargos efetivos de analista judiciário, assim como de técnico judiciário, ambos com formação superior.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.