Após denúncias, Procon de Maringá vistoria 13 supermercados

por Valéria Silva
com supervisão de Renan Vallim
Publicado em 27 jul 2022, às 10h11.

Uma ação do Procon de Maringá, que teve início na última sexta-feira (22) e foi finalizada nesta terça-feira (26), fiscalizou 13 supermercados da cidade. O objetivo foi verificar denúncias de consumidores em relação à precificação de produtos e promoções irregulares.

Durante a vistoria, os agentes do órgão de defesa do consumidor conferiram as informações dos panfletos, flyers, cartazes, comunicação online, Clube Fidelidade e QR Code, comparando os preços. Foi feita uma simulação de compra, em que a equipe conferiu no caixa se os preços cobrados são os mesmos que os anunciados nas prateleiras e cartazes. 

“Identificamos estabelecimentos que colocam um preço na etiqueta, anunciado como promoção, e quando o cliente chega no caixa, é cobrado um valor maior”, explica a coordenadora do Procon, Patrícia Parra.

Outro problema encontrado foi a diferença nas cores e no tamanho da fonte nas etiquetas dos preços das mercadorias. Além de etiquetas com até quatro preços diferentes para um mesmo produto e divulgação online de produtos que não estavam à disposição nas lojas físicas. 

O Procon orientou os gerentes e proprietários dos supermercados e voltará aos estabelecimentos nos próximos dias para verificar se os ajustes foram feitos. Não houve aplicação de multas. 

As vistorias do Procon serão realizadas em diversos segmentos da cidade. A ação iniciou na semana passada, com fiscalização nas farmácias e, na próxima semana, será feita no comércio de rua e shoppings.