Black Friday 2024 antecipa contratações de fim de ano
As áreas para as contratações que mais se destacam são o e-commerce e o setor de logística, estimuladas pela sazonalidade das datas comemorativas
A Black Friday 2024, que acontece no dia 29 de novembro, é uma das principais datas que impulsionam as oportunidades de contratações temporárias. Conforme a Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário), 450 mil contratos de trabalho temporário devem ser gerados nos últimos três meses do ano, outubro, novembro e dezembro em todo o país.
- Leia mais: Black Friday 2024 vem aí: 3 sites para monitorar os preços
- Black Friday antecipada: Logistas fazem promoção fora de época
- Black Friday 2024: quanto vale a pena pagar no iPhone 15 pro Max?
“O trabalho temporário é uma importante oportunidade para quem está fora do mercado. Assim, contribui intensamente para uma política de recuperação do emprego no país”, afirma o presidente da associação, Alexandre Leite Lopes.
A projeção das contratações temporárias para o 4º trimestre de 2024 ficou um pouco abaixo da do ano passado, quando foram registrados 452 mil contratos de trabalho temporário,
A explicação para essa leve queda, segundo Lopes, são os desastres climáticos, a guerra no Oriente Médio e as incertezas do mercado devido ao ano eleitoral, que afetam a confiança dos brasileiros.
“Somado a isso, o cenário geral também foi influenciado pela alta da Selic, que encarece o crédito e diminui consideravelmente a compra de bens duráveis, impactando a Indústria e, consequentemente, a contratação de trabalhadores temporários”, explica.
As áreas para as contratações que mais se destacam são o e-commerce e o setor de logística, estimuladas pela sazonalidade das datas comemorativas.
No 3º trimestre do ano, o regime jurídico do Trabalho Temporário teve mais de 610 mil contratos de trabalho temporário no país, de acordo com a estimativa da Asserttem. O número representa um pequeno aumento de 0,5% em relação aos meses de julho, agosto e setembro de 2023, quando foram registradas cerca de 608 mil contratações.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui