Black Friday 2024: Conheça novos golpes e dicas para se proteger

Sites falsos, propagandas fakes em redes sociais, e-mails suspeitos e muito mais; confira como escapar de golpes online durante o período da Black Friday

Publicado em 23 nov 2024, às 07h00. Atualizado em: 22 nov 2024 às 16h09.

A Black Friday é um período de promoções que geram uma oportunidade para economizar nas compras, mas também é uma época em que aumentam os riscos de golpes. Conforme uma pesquisa realizada pela ClearSale, no ano passado, ocorreram 400 golpes por hora.

Em 2023 foram registrados 400 golpes por hora (Foto: Freepik)

De acordo com a Branddi, o número de páginas falsas neste ano é três vezes maior do que o período do ano passado. Além de sites e aplicativos falsos há outros golpes muito comuns neste período, como e-mails falsos e propagandas em redes sociais.

Alguns golpistas chegam a fazer ligações para vítimas para confirmar ou atualizar dados e enviam links, que podem direcionar o consumidor a sites falsos. 

Como se proteger durante compras online na Black Friday 2024

Ao fazer compras online recomenda-se usar um cartão virtual, ou usar as carteiras digitais como Google Play e Apple Pay. Além disso, os cartões de crédito são mais recomendados do que os de débito. 

Caso faça pagamentos via Pix utilize apenas sites oficiais e de confiança. Também é recomendado manter as notificações do seu cartão ativas para poder monitorá-lo e caso perceba alguma movimentação estranha acione o banco.

Por fim, lembre-se de pesquisa sobre a loja que deseja comprar. É possível ver a reputação no site do Reclame Aqui.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!