Black Friday: confira dicas para pagar menos e se proteger de golpes
Nesta época do ano é comum que ocorram as famosas "Black Fraudes"; veja como não cair em golpes online
Neste mês acontece a Black Friday, a ação será realizada, na quinta e última sexta-feira do mês, neste ano. Na ocasião, diversas promoções são realizadas para movimentar o setor do comércio. Para ter certeza de que está levando um produto pelo menor preço durante a Black Friday, o consumidor pode usar alguns sites que fazem comparações de preços.
Entre os sites mais famosos estão: Buscapé, Bondfaro, Zoom, Blackfriday.com.br e Google Shopping. Já para evitar cair em golpes, é recomendado ter atenção no momento de realizar compras online durante a Black Friday para evitar golpes.
O consumidor deve estar atento e verificar sempre o nome do site, descrição do produto e pesquisar a reputação da loja. Conforme o Serasa, a melhor opção para verificar se uma loja é confiável é consultando sites como o Reclame Aqui e Consumidor.gov.br.
Além disso, é recomendado utilizar um cartão virtual para realizar as comprar online. O Serasa também orienta a não clicar em sites suspeitos. O Procon de São Paulo divulgou uma lista de site não confiáveis, conforme o órgão, essas lojas tiveram reclamações de consumidores registrada, foram notificados, não responderam ou não foram encontrados, para ver a lista completa clique aqui.
Neste período também é comum ocorrer as famosas “Black Fraudes”, nestas situações ocorrem fretes abusivos para compensar os descontos, mudança de preços na hora de fechar as compras online e até mesmo roubo de dados. As principais dicas para não cair na “Black Fraude” são: nunca fechar uma compra antes de comparar preços entre lojas e comprar apenas em sites seguros.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!