Black Friday vem aí: veja tudo que você precisa saber sobre a data

Com a popularização da data nos Estados Unidos, o evento começou a se popularizar no Brasil e a partir de 2010

Publicado em 1 nov 2024, às 12h09.

A Black Friday 2024 acontecerá no dia 29 de novembro, na quinta e última sexta-feira do mês, neste ano. A data, conhecida por promover promoções ao redor do mundo inteiro, também é utilizada no Brasil para movimentar o setor do comércio.

Black Friday vem aí: veja tudo que você precisa saber sobre a data
A data começou a se popularizar nos Estados Unidos a partir de 1980 (Foto: Agência Brasil)

O evento surgiu a partir das décadas de 1980 e 1990 nos Estados Unidos como uma forma de aumentar as vendas no final do ano, sendo tradicionalmente logo após o feriado do Dia de Ação de Graças americano. 

Com isso, as lojas utilizaram como estratégia o anúncio de grandes promoções e liquidações para os clientes. Os preços tentadores dos produtos é uma característica da data.

Atualmente, a Black Friday americana já é considerada um evento consolidado para comerciantes, já que as ofertas atraem multidões para as lojas. Já no Brasil, conforme o site Info Money, a partir de 2010 e a data tornou-se uma das referências do varejo.

Quanto tempo vai durar a Black Friday?

A Black Friday começa à 0h do dia 29 de novembro. No entanto, é comum ver promoções semanas antes. Oficialmente, a data é na última sexta-feira de novembro, mas normalmente a programação é diluída ao longo do mês.

Além disso, alguns lojistas ainda optam por fazer a Black November, para dar início às suas promoções e descontos logo no primeiro dia do mês. Nesse caso, o “Black November” se estende do dia 1º até o dia 31.

Black Friday: expectativa para 2024 e categorias mais buscadas

Uma pesquisa da Shopee revelou que os consumidores pretendem gastar até 80% a mais em 2024 do que 2023. Conforme o levantamento, os clientes devem comprar, em média, R$ 309 na Black Friday deste ano. Veja a lista das categorias mais buscadas, segundo o estudo:

  • Produtos para casa (cozinha e decoração) – 39%;
  • Roupas femininas – 29%;
  • Eletrodomésticos – 25%.

Um outro estudo, feito pelo Panorama do Consumo Black Friday 2024, mostra que o comércio pode levantar o faturamento estimado em R$ 9,3 bilhões.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui