Bolsonaro diz que Petrobras prepara novo aumento no preço dos combustíveis
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira (15) que a Petrobras prepara um novo aumento no preço dos combustíveis no Brasil. De acordo com o portal R7, o presidente não apresentou detalhes, mas admitiu dificuldades para troca de comando na estatal.
“Eu não tenho comandamento sobre a Petrobras. A Petrobras está dando dica que quer aumentar de novo. Não interessa quanto seja, já está um absurdo o preço dos combustíveis lá na refinaria”, disse o presidente durante entrevista à jornalista Leda
Membros do governo se reuniram na segunda-feira (13) com a diretoria da Petrobras para tentar impedir o aumento que a estatal planeja anunciar ainda nesta semana. A ideia é reajusta o preço da gasolina em 9% e do diesel em 11%, como forma de amenizar a defasagem entre os mercados interno e internacional.
O Governo Federal teme que este aumento anule os esforços na aprovação do projeto que limita do teto do ICMS em 17% no Congresso. O presidente Bolsonaro critica frequentemente a política de Preços de Paridade Internacional (PPI), que faz com que o preço do combustível acompanhe a variação do valor do barril de petróleo no mercado internacional.
Comando da Petrobras
Em relação à dificuldade de trocar o presidente da estatal, Jair Bolsonaro afirmou que “nós somos os acionistas que têm o maior número de papéis, mas não temos o poder de mudar rapidamente”. E acrescentou: “Estamos há um mês tentando trocar o presidente da Petrobras e não conseguimos. Não resolveu. Agora pode ter certeza que você vai descobrindo as coisas com o tempo, e vai ser resolvida a questão dos combustíveis”, disse na entrevista.
No fim de maio, Bolsonaro informou que o químico José Mauro Ferreira Coelho, foi demitido do cargo de presidente da Petrobras, 40 dias após ser empossado. O indicado para substituí-lo é Caio Mario Paes de Andrade, do Ministério da Economia. A mudança pode levar até 60 dias por causa das regras internas na estatal.