Dados de 137,3 mil chaves PIX são vazados no Brasil; saiba se aconteceu com você

por Valeska Macedo
com informações da Agência Brasil e supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 16 set 2022, às 18h52. Atualizado às 19h07.

O Banco Central (BC) informou nesta sexta-feira (16) que cerca de 137,3 mil chaves PIX de clientes da Abastece Ai Clube Automobilista Payment Ltda. (Abastece Aí) tiveram dados vazados.

Como um cliente pode ter mais de uma chave PIX, o BC informou que o total de pessoas (físicas e jurídicas) afetadas chega a 137.122. Cada pessoa física pode ter até cinco chaves para cada conta e cada pessoa jurídica pode ter até 20. O vazamento ocorreu em dados cadastrais, o que não afetam a movimentação de dinheiro. As informações protegidas pelo sigilo bancário (saldos, senhas e extratos) não foram expostos, de acordo com o BC.

O vazamento dos dados aconteceu entre 1º de julho e 14 de setembro e expôs os seguintes dados:

  • Nome do usuário;
  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  • Instituição de relacionamento;
  • Agência;
  • Número e tipo da conta;
  • Data de criação da chave PIX.

As pessoas que tiveram informações expostas serão avisadas por meio do aplicativo da Acesso ou do internet banking da instituição. O Banco Central ressaltou, ainda, que esses serão os únicos meios de aviso para a exposição das chaves PIX e pediu para os clientes desconsiderarem comunicações como chamadas telefônicas, SMS e avisos por aplicativos de mensagens e por e-mail.

A exposição de dados não significa que todas as informações tenham vazado, mas que ficaram visíveis para terceiros durante algum tempo e podem ter sido capturadas. O BC informou que o caso será investigado e que sanções poderão ser aplicadas, como multa, suspensão ou até a exclusão da Acesso do sistema do PIX.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.