INSS começa a pagar décimo terceiro antecipado; veja quem tem direito

Este é o quinto ano seguido em que os segurados do INSS recebem o décimo terceiro antes das datas tradicionais

por Redação RIC.com.br
com informações da Agência Brasil
Publicado em 24 maio 2024, às 07h45.

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber nesta sexta-feira (24) a segunda parcela do décimo terceiro adiantado. Até 7 de junho, mais de 33,6 milhões de segurados receberão o dinheiro, que será pago conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).

INSS começa a pagar décimo terceiro antecipado; veja quem tem direito
Em 2022 e 2023, as parcelas foram pagas em maio e junho (Foto: Marcelo Casal JR/Agência Brasil)

O pagamento da segunda parcela começa pelos segurados que ganham o salário mínimo. Além disso, quem recebe mais que o mínimo começa a receber em 3 de junho.

O extrato com os valores e as datas de pagamento do décimo terceiro está disponível desde abril. Dessa forma, a consulta pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets, como pelo site da instituição

Quem tem direito ao décimo terceiro antecipado:

(Crédito: Arte EBC/Agência Brasil)

Consulta do 13º sem ser pela internet

Quem não tiver acesso à internet pode consultar a liberação do décimo terceiro pelo telefone 135. Nesse caso, é necessário informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e confirmar alguns dados ao atendente antes de fazer a consulta. Atualmente, o atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

O decreto com a antecipação do décimo terceiro foi assinado em março, conforme o Governo Federal. Este é o quinto ano seguido em que os segurados do INSS recebem o décimo terceiro antes das datas tradicionais, em agosto e em dezembro. Anteriormente, em 2020 e 2021, o pagamento ocorreu mais cedo por causa da pandemia de covid-19. Do mesmo modo, em 2022 e 2023, as parcelas foram pagas em maio e junho.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui