Dia dos Namorados promete aquecer as vendas em Cascavel, é o que aponta pesquisa
O Dia dos Namorados, que é comemorado no domingo (12), é uma das datas mais aguardadas pelos lojistas de Cascavel, no Oeste do Paraná. A expectativa é um aumento nas vendas de 20% comparado ao volume registrado no ano passado.
A perspectiva é cinco pontos percentuais superior à média do Estado, que é de 15%, segundo uma pesquisa divulgada pela Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná) em parceria com a DataCenso.
O levantamento dos dados foi realizado nos dias 23 e 24 de maio, ouvindo 500 comerciantes, gerentes e responsáveis pelo setor de vendas das empresas. Desses, 71 (14%) são de Cascavel.
As pessoas entrevistadas são de Curitiba, Região Metropolitana de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Guarapuava, Francisco Beltrão e Pato Branco. O grau de confiabilidade do estudo é de 95%. “Estamos animados, porque os comerciantes do Paraná, a cada nova aferição realizada, mostram-se mais animados e esperançosos com o futuro”, diz o presidente da Faciap, o empresário Fernando Moraes.
Expectativa no Estado
Depois de Cascavel, as cidades mais otimistas com o aumento das vendas ao Dia dos Namorados deste ano são Curitiba, com 17%, e Londrina, com 16%, as três são as únicas com expectativa acima da média de 15% apurada no Estado. O estudo levantou outras questões importantes para o comércio e Cascavel também aparece em destaque.
Os comerciantes mais esperançosos quanto ao crescimento de suas empresas são os de Ponta Grossa, com 91% dos entrevistados, seguidos dos de Cascavel, com 87%. Cascavel aparece entre os três municípios também quando o tema é o fortalecimento da economia brasileira. Os mais animados nesse quesito são os empresários de Londrina, Maringá e Cascavel.
O presidente da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), Genesio Pegoraro, diz-se entusiasmado com o resultado da pesquisa Faciap/DataCenso.
“Desde que esses estudos são realizados, o comércio de Cascavel se mostra bastante otimista quanto ao crescimento das vendas e também quanto ao avanço dos negócios locais e da recuperação econômica brasileira”.
Genesio Pegoraro – presidente da Acic