Dreams Park Show e Centro de Falcoaria: atrativos turísticos unidos superam a crise

Ligado em Você

por Mauro Picini
Publicado em 16 fev 2022, às 15h38.

O Centro de Apoio e Suporte as Aves de Rapina, mais conhecido como Centro de Falcoaria de Foz do Iguaçu, foi inaugurado em 2019 e, com a pandemia do novo coronavírus, se viu prestes a fechar as portas. Foi quando, em 2021, surgiu a parceria com o Grupo Dreams, que não só auxiliou na manutenção como ainda multiplicou o número de visitantes.

O fundador do Centro, Leandro Mautone, procurou o Dreams Park Show com o objetivo inicial de uma consultoria.

“Acabamos recebendo orientação, abertura de mercado e até mesmo apoio financeiro, para que conseguíssemos nos manter no pior momento da pandemia e, agora, estamos realizando novos investimentos para ampliar o acolhimento das aves de rapina”,

declarou.

No início, o Centro de Falcoaria recebia cerca de 15 visitantes por semana. “Nessa última alta temporada, tivemos dias com até 100 pessoas acompanhando nosso trabalho”, celebrou Leandro.

De acordo com a gerente Comercial do Dreams Park Show, Paula Haito, o Grupo Dreams fomentou o Centro tanto por acreditar no alto potencial do turismo em Foz do Iguaçu quanto pela função ambiental do projeto.

“O Centro de Falcoaria realiza um trabalho muito bonito e importante, que é a educação ambiental e o acolhimento de aves de rapina provindas do tráfico, de ferimentos e quedas do ninho”, comentou. “Nós sempre realizamos campanhas em prol dos animais, com diversas arrecadações de ração, por exemplo, e enxergamos nessa parceria a oportunidade de fazer algo permanente”.

No momento, o Centro de Falcoaria está passando por obras de ampliação, com a construção de um estacionamento e uma bilheteria. Além disso, está sendo preparado um museu a céu aberto e uma fazendinha. O objetivo é que cada vez mais animais sejam acolhidos e o centro continue propiciando educação ambiental e histórica aos visitantes.

O Centro de Falcoaria

Localizado no bairro Porto Belo, próximo ao Tempo Budista e no caminho para a Itaipu Binacional, o Centro de Falcoaria abre todos os dias, e tem horário fixo para suas demonstrações: sempre das 10h às 12h30.
Lá, os visitantes têm contato com a arte milenar da falcoaria, reconhecida como um patrimônio imaterial ambiental e cultural da humanidade.

Primeiro, aprendem sobre a história e como essa união entre homem e ave ajudou na sobrevivência e desenvolvimento de ambas as espécies e, hoje, auxilia animais que não são aptos a viver em liberdade a manterem seus instintos naturais. Depois, conhecem mais sobre as aves, mitos e verdades e, por fim, acompanham a simulação da caça durante o processo de alimentação dos animais.

Além dos falcões-peregrino e sacre, o Centro também acolhe com corujas, cavalos, cães, gaviões, urubus e, mais recentemente, com ovelhas.

Os ingressos para o Centro de Falcoaria de Foz do Iguaçu podem ser adquiridos no site www.centrodefalcoariafoz.com.br ou no site www.dreamsparkshow.com.br/loja. Para mais informações ou para agendar sua visita, entre em contato pelo telefone (45) 99828-2015.