Emissão de notas fiscais no Paraná aumenta 6,77% no 1° semestre de 2024
A emissão foi da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), a mais comum em estabelecimentos comerciais do Paraná
Entre janeiro e junho de 2024, a emissão de notas fiscais no Paraná foi 6,77% maior do que no mesmo período de 2023. Ao todo, 985 milhões de documentos fiscais foram emitidos no primeiro semestre.
A princípio, estes dados correspondem apenas à Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), a mais comum nos estabelecimentos comerciais. O maior número de emissões indica um potencial aumento nas transações e uma maior conscientização da população sobre a importância do documento.
De acordo com o auditor fiscal da Receita Estadual, Lhugo Tanaka, o documento fiscal é uma vantagem para o governo, a sociedade e para as empresas. “A nota fiscal eletrônica é uma ferramenta essencial para a modernização do sistema fiscal, oferecendo segurança, eficiência e sustentabilidade”, defendeu.
Nota Paraná pode ter influenciado no aumento de emissão de notas fiscais no Paraná
Além disso, acredita-se que o Nota Paraná tenha incentivado os paranaenses a solicitarem o recurso. Apenas no primeiro semestre de 2024, o programa devolveu R$ 160,7 milhões em créditos de ICMS aos consumidores.
Desde o início de julho, o governo estadual mudou as regras de premiação do programa para distribuir os valores sorteados entre mais contribuintes. Atualmente, mais de 5,2 milhões de pessoas têm cadastro ativo no sistema. Há um ano, havia 4,7 milhões cadastrados, representando o aumento de 10% entre os dois períodos.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui