Entenda o que é a taxa Selic e como ela afeta o seu dia a dia

por Ananda Oliveira
Com informações da Agência Brasil
Publicado em 14 jun 2022, às 16h33.

Após o anúncio de que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) irá se reunir na quarta-feira (15) para definir a taxa básica de juros do ano, a Selic, muitas pessoas se perguntam como esse aumento afeta o bolso dos brasileiros. A Selic é a taxa usada para as negociações de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic), ela serve como referência para outras taxas da economia.

Leia mais: Comitê do Banco Central define taxa Selic até quarta (15); veja expectativas

Com o aumento da taxa Selic, todas as modalidades de crédito ficam mais caras, e o rendimento da poupança diminui. Mas vale destacar que as taxas de juros de crédito não variam somente pela taxa Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros que serão cobrados em uma transação, como riscos de inadimplência, lucro e despesas administrativas. 

A Selic e a inflação andam sempre juntas, por isso, o objetivo do banco central em aumentar a taxa Selic é controlar a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Com a inflação alta, o poder de compra da população diminui, pois ela acaba interferindo no aumento generalizado do preço dos produtos e serviços. Dessa forma, fica cada vez mais caro encher o carrinho do mercado.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.