Especialista dá dicas para faturar mais na Black Friday; confira

Publicado em 25 out 2022, às 14h34.

Para se adaptar às necessidades dos consumidores, os varejistas precisam adotar novas estratégias que ajudem nas vendas durante a Black Friday. Para isso, foram definidas quatro dicas, confira a lista abaixo.

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Em 2020, houve um aumento da procura por lojas online, porém este ano, conforme pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) ocorreu o crescimento da circulação de clientes no comércio físico,sendo que as vendas subiram 28% nas lojas de rua e 40% nos shopping centers.

Ainda assim, as compras online continuam em alta. Segundo um estudo da Neotrust, o e-commerce brasileiro teve alta de 12,6% no 1º trimestre de 2022, o que representou um faturamento de R$ 39,6 bilhões, R$ 89,7 milhões de compras online e um aumento de 14% em comparação aos três primeiros meses de 2021.

“Integrar todos os canais de vendas e de atendimento, oferecendo aos consumidores uma verdadeira experiência de varejo omnichannel é essencial para aproveitar a data”, afirma diretora de clientes da Zoop, Patrícia Esteves.

De acordo com a especialista, é importante oferecer diversas opções de pagamento para atrair cada vez mais clientes, que estão buscando por conveniência e praticidade no momento de efetuar a compra.

“Incluir também a possibilidade de parcelamento como o Buy Now Pay Later (Compre Agora Pague Depois), que é um tipo diferente de crediário”, informa.

Confira as dicas para faturar na Black Friday:

Pensar em toda a jornada de compra do cliente

Este aspecto é composto por diferentes etapas, que vão desde o momento que a pessoa descobre a empresa, até o relacionamento estabelecido no pós-venda.

Neste trajeto é preciso pensar em todos os pontos de interação, como em potenciais gargalos que possam surgir e comprometer a conclusão da compra.

No e-commerce, por exemplo, ter um site rápido e responsivo, que tem o layout alterado para adaptar o tamanho das páginas ao das telas de celulares e tablets, é essencial para que o potencial comprador não desista da sua aquisição ou parta para realizar a compra no concorrente.

Adotar o upsell e o cross sell como estratégias

O upsell consiste em oferecer um produto já adquirido pelo cliente, mas em uma versão atualizada — por exemplo, um tablet ou smartphone mais moderno.

Já o cross sell visa aumentar o valor da venda, com a oferta de um produto complementar ao que o cliente está adquirindo — tais como sugerir a compra de um sofá novo ao comprar uma televisão.

Apostar no Social Commerce

Utilizar as redes sociais como canais de vendas, e não somente como veículo de divulgação de produtos e/ serviços, ou de interação com o público-alvo pode ser uma estratégia vencedora para a Black Friday.

É preciso construir um conteúdo relevante do ponto de vista do seu cliente e explore bem a linguagem de cada rede social.


Diversificar os meios de pagamento para melhorar o checkout

Entre as tendências de meios de pagamento para este ano, as soluções que valem a pena ficar de olho e que podem ajudar no aumento do volume de vendas são:

  • Carteiras digitais
  • Links de pagamento
  • Pagamento via QR Code
  • Pagamentos por aproximação
  • Pagamentos por aplicativos
  • Pix: em diversas formas, como o Pix na maquininha de cartão, e o Pix Copia e Cola.

Não se esqueça do pagamento BNPL, em tradução livre compre agora e pague depois, uma modalidade de pagamento a prazo que pode ser oferecida em compras realizadas em lojas físicas ou online.

O consumidor não precisa estar vinculado a uma instituição financeira, nem precisa ter limite de crédito pré-aprovado disponível, como ocorre com o cartão de crédito.