Gasolina ou álcool? Estudo aponta qual combustível é mais vantajoso para abastecer
A dúvida entre gasolina e álcool para abastecer sempre aparece para os motoristas, e a resposta está mais fácil do que se imagina. Um estudo da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) demonstrou a diferença entre eles
Segundo o levantamento, o etanol não era competitivo em relação à gasolina em nenhum dos 26 Estados ou no Distrito Federal, na semana passada. Conforme o estudo, o etanol está com paridade de 76,06% ante a gasolina, portanto desfavorável em comparação com o derivado do petróleo.
Executivos do setor observam que o etanol pode ser competitivo mesmo com paridade maior do que 70%, a depender do veículo em que o biocombustível é utilizado.
Aprenda a fazer a conta entre gasolina e álcool
Como já se sabe não adianta que o álcool seja mais barato que a gasolina, para que o valor seja vantajoso na hora de abastecer. Como o álcool tem menor rendimento na relação quilômetros percorridos por litro, é preciso fazer uma conta.
O cálculo básico é dividir o preço do litro do álcool pelo da gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7, use álcool. Se for maior que 0,7, então abasteça com gasolina.
Por exemplo, se a gasolina custar R$ 10 (valores hipotéticos) e o álcool custar R$ 6, a diferença é de 0,6, que significa que o álcool é vantajoso.