Consulta do último lote do Imposto de Renda 2024 começa nesta segunda (23)

O pagamento do último lote do Imposto de Renda será realizado no dia 30 de setembro, via conta bancária ou chave Pix informada

por Lucas Novak
com informações de Agência Brasil e supervisão de Guilherme Becker
Publicado em 23 set 2024, às 09h31.

Começa nesta segunda-feira (23) a consulta ao último dos cinco lotes de restituição do Imposto de Renda de 2024. Com um valor total de R$ 1,03 bilhão, cerca de 511 mil contribuintes são contemplados, incluindo 86 mil do Rio Grande do Sul. O lote também contempla restituições de anos anteriores.

Consulta do último lote do Imposto de Renda 2024 começa nesta segunda (23)
86.570 contribuintes com prioridade são do Rio Grande do Sul (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

Aproximadamente 40% do valor é destinado a contribuintes com prioridade, como residentes no Rio Grande do Sul que regularizaram sua declaração de Imposto de Renda em julho, incluídos na lista de prioridades. Em agosto, 47.238 contribuintes gaúchos receberam restituições.

Entre os prioritários, 201.381 usaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou a declaração pré-preenchida, o que garante prioridade no recebimento. Outros 106.289 contribuintes, que não informaram a chave Pix e não se enquadram em categorias prioritárias, também foram contemplados.

Entre os contribuintes com prioridade na restituição do Imposto de Renda, 86.570 são do Rio Grande do Sul. Outros grupos incluem 75.686 pessoas entre 60 e 79 anos, 23.180 cuja maior fonte de renda é o magistério, 11.188 idosos acima de 80 anos, e 6.731 contribuintes com deficiência ou moléstia grave. 

Leia também:

A consulta ao último lote do Imposto de Rende pode ser feita no site ou aplicativo da Receita Federal. O pagamento será no dia 30 de setembro, via conta bancária ou chave Pix informada. Quem não estiver na lista deve verificar possíveis pendências no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e enviar uma declaração retificadora.

Se a restituição do Imposto de Renda não for depositada na conta informada, os valores ficam disponíveis no Banco do Brasil por até um ano. O contribuinte pode agendar o crédito em outra conta via Portal BB ou pela Central de Relacionamento. Após um ano, o valor deve ser solicitado no Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” e selecionando “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.