Imposto de Renda pode ser parcelado em até oito vezes

por Renata Nicolli Nasrala
com informações do R7
Publicado em 25 jun 2020, às 08h40. Atualizado às 08h52.

Os contribuintes que finalizaram o preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2020 com saldo de imposto a pagar para o Fisco podem optar por pagamento parcelado em até oito vezes.

De acordo com Charles Gularte, vice-presidente de operações da Contabilizei, o pagamento pode ser feito no débito em conta ou com a emissão mensal do Darf – Documento de Arrecadação de Receitas Federais.

Imposto de Renda parcelado: prestações a partir de R$ 50

Conforme Gularte, as parcelas escolhidas não podem ser inferiores a R$ 50. Neste ano, a primeira parcela vence nesta terça-feira (30).

Além disso, os contribuintes que não optarem pelo débito automático das parcelas ficam sujeitos a atualizar o valor mensal a pagar com base na variação da taxa básica de juros da economia, a Selic, atualmente fixada em 2,25% ao ano.

“Quem vão cadastrar o débito em conta vai precisar gerar o Darf mês a mês com o cálculo atualizado da Selic, pelo sistema da Receita ou por um programa disponibilizado pelo Fisco. Ele gera essa nova guia e paga no banco que desejar ou no caixa eletrônico”, orienta Gularte.

Por fim, quem não quiser pagar o imposto de renda devido parcelado pode realizar o pagamento à vista em débito automático ou com Darf única.