O IPTU da cidade de Cascavel de 2024 já pode ser pago pelos moradores e os carnês estão em processo de distribuição pela prefeitura desde o dia 14 de fevereiro. São cerca de 165 mil carnês que serão entregues na residência dos contribuintes em até 40 dias.

Neste ano, os contribuintes cascavelenses podem optar por fazer o pagamento de diversas formas, sendo que algumas oferecem descontos. Confira as principais informações sobre IPTU de Cascavel neste ano de 2024.

Qual é o valor do IPTU de Cascavel em 2024?

O valor do Imposto Predial de Territorial Urbano (IPTU) varia de acordo com o tipo de imóvel que o cidadão possui e o tamanho dele. 

A Lei 6433/2014 prevê as bases de cálculo do IPTU. Esta legislação apresenta os valores do m² de construção e também as alíquotas aplicadas para cada tipo de imóvel. Residências possuem uma alíquota de 0,45% sobre o valor venal do imóvel, enquanto para propriedades para fins comerciais a alíquota é de 0,80%.

Para calcular o valor do IPTU, é necessário multiplicar o valor venal do imóvel (tamanho do imóvel em m², multiplicado pelo valor da Unidade Fiscal do Município por m²), pela alíquota.

Como pagar o IPTU de Cascavel em 2024?

O cidadão pode optar por pagar o imposto à vista até o dia 10 de abril. Para esta modalidade, é necessário acessar o Portal do Cidadão por meio deste link e emitir a guia de pagamento. O pagamento à vista oferece 10% de desconto para o contribuinte.

Além disso, o contribuinte também terá a opção de pagar parcelado, em até nove vezes, neste caso sem descontos, de forma online. O contribuinte que já efetuou o pagamento online e ainda assim receber o carnê, deverá desconsiderá-lo.. 

Tributos como a Taxa de Lixo e Taxa de Proteção a Desastres e Contribuição de Iluminação Pública também terão vencimentos no dia 10 de abril e também já estão disponíveis para pagamento de forma online.

Para onde vai o dinheiro arrecadado com o IPTU?

De acordo com a Prefeitura de Cascavel, os valores arrecadados com o pagamento do IPTU serão investidos em serviços e ações na cidade. A lei garante a aplicação de 15%  do valor para a Saúde e outros 25% para Educação. 

A Secretaria de Finanças atualizou o valor da Unidade Fiscal do Município de Cascavel, que teve um acréscimo de 5,44%. A UFM passou de R$ 55,17 para R$ 58,17.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

21 fev 2024, às 09h31.
Mostrar próximo post
Carregando