Lira turca atinge novas mínimas com expectativa de outro corte de juros

Publicado em 16 nov 2021, às 09h33. Atualizado às 11h06.

ANCARA (Reuters) – A lira da Turquia recuava mais de 1,7% nesta terça-feira, chegando a tocar uma nova mínima recorde de 10,24 por dólar, prejudicada pelas expectativas de outro corte de juros pelo banco central que, segundo analistas, está cedendo à pressão do governo.

A lira já perde 27% este ano, ficando com o pior desempenho nos mercados emergentes, principalmente devido às preocupações dos investidores sobre a influência do presidente do país, Tayyip Erdogan, na política monetária, em meio ao que muitos economistas chamam de um ciclo de afrouxamento prematuro e arriscado das condições monetárias.

O banco central deve cortar sua taxa básica de juros de 16% para 15% nesta semana, de acordo com uma pesquisa da Reuters, embora a inflação permaneça perto de 20% ao ano.

A autoridade monetária disse que a pressão da inflação é temporária e já cortou os juros em 300 pontos-base desde setembro. Foi então que as vendas da lira ganharam fôlego, alimentando, por sua vez, as pressões sobre os preços por meio das pesadas importações da Turquia.

A moeda turca já perdeu quase 33% em relação a seu patamar de meados de fevereiro, quando subiu para até 6,9 por dólar devido às expectativas de uma política monetária mais restritiva do banco central sob o mandato do ex-presidente da instituição, Naci Agbal.

(Por Tuvan Gumrukcu e Ali Kucukgocmen)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHAF0KI-BASEIMAGE