Mais de 4 milhões de paranaenses ainda não responderam o Censo do IBGE

por Leandro Bernardi
com supervisão de Danilo Duarte
Publicado em 4 nov 2022, às 19h14.

Apesar de ter como meta entrevistar 11,597 milhões de paranaenses, até o início de novembro, apenas 62% dessas pessoas (4,4 milhões) já responderam as perguntas feitas durante o Censo do IBGE 2022. Além disso, o Paraná está abaixo da média nacional, que já coletou os dados de 66% da população brasileira.

Leia também:

De acordo com o IBGE, o número de paranaenses não entrevistados é alto e apenas a metade dos recenseadores esperados atuam no Estado. Por isso a previsão é que essa coleta de dados seja concluída até dezembro, novo prazo dado após o adiamento na conclusão dos trabalhos.

O baixo número de profissionais que aplicam os questionários foi determinante para o Paraná aparecer em 19° colocado entre os estados, conforme o órgão, que é responsável pelo Censo. Cerca de 5.855 recenseadores atuam nas 399 cidades paranaenses, mas isso representa apenas metade do que era esperado pela organização.

Assista a reportagem da RICtv sobre o Censo do IBGE 2022:

O que acontece se eu não responder o Censo?

Toda a população é obrigada a responder a pesquisa do IBGE. Caso alguém se recuse, a pessoa pode ser multada. Na lei Federal 5.534/68 é determinado que a multa seja de até 10 vezes o salário-mínimo (R$ 12.120,00), caso seja infração primária, mas pode chegar até ao dobro do valor.

Como responder o Censo do IBGE pela internet

É possível responder de forma remota de duas maneiras: pelo telefone e internet, mas do mesmo jeito é necessário o contato do recenseador. Depois da procura do profissional, é possível optar por agendar para responder presencialmente ou preencher os dados pela internet.