Maringá aprova projeto que cria a Rota Turística das Cervejas Artesanais
Na sessão da Câmara de Vereadores de Maringá desta terça-feira (23), foi aprovado, com 14 votos, o projeto de lei para criação da “Rota Turística das Cervejas Artesanais de Maringá”. O objetivo é impulsionar as empresas locais e gerar empregos.
A ação, que busca apoiar o setor de cervejas artesanais na cidade, será desenvolvida pela Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo (Saet). O projeto foi batizado de Rota 44. “É uma grande conquista para Maringá, que tem cervejarias com grau de altíssima qualidade. Algumas até já vendem fora da cidade e acreditamos que têm potencial para crescer ainda mais, inclusive no exterior”, considera o secretário de Aceleração Econômica e Turismo, Marcos Cordiolli.
- Leia também: Prefeitura de Maringá abre inscrições para curso de empreendedorismo voltado às mulheres
Com a lei, a Prefeitura criará programas de incentivo e benefícios para o segmento de cervejas artesanais. Além disso, as cervejarias serão incluídas em eventos oficiais, como a campanha de Natal, feiras e ações em outras cidades, como festivais de cerveja. A gestão municipal também estuda a realização de um festival local.
O mercado das cervejas artesanais também movimenta o comércio de insumos, eventos e bares. “As cervejarias são grandes aliadas no roteiro turístico, juntamente com a gastronomia. Tem grande potencial econômico, gerando empregos, renda e pagando impostos”, destaca Cordiolli.
Em 2019, a Prefeitura de Maringá mapeou 16 cervejarias artesanais que produziam, na época, uma média de 225 mil litros mensalmente. Ao todo, eram mais de 230 profissionais empregados em cerca de 50 estabelecimentos, incluindo bares e fábricas. Hoje, os números são maiores e há empresas locais com títulos de melhor cerveja do Brasil, melhor brew pub (bar da cervejaria) e até um prêmio nacional num reality show da Netflix.