Mercado imobiliário aquecido: alta procura pode resultar em falta de imóveis para locação

por Daniela Borsuk
com Assessoria de Imprensa | Rede Apolar
Publicado em 9 mar 2021, às 15h37.

Depois de um período de recessão por causa da pandemia, o mercado imobiliário voltou a ficar aquecido. Além da retomada de novos empreendimentos, o setor observou o aumento na procura por imóveis. A situação acendeu um alerta em relação à oferta de unidades disponíveis em Curitiba, especialmente para locação.

Acompanhando o movimento do mercado e fazendo projeções em relação à procura, a Rede Apolar, se antecipou e lançou uma campanha para angariação de imóveis para locação na capital paranaense.

“A Rede Apolar sempre trabalhou com estoques mínimos para oferecer imóveis no mercado e, com o aumento da demanda, percebeu que a médio prazo pode vir a faltar matéria-prima para atender aos clientes”.

Explica o diretor da Rede Apolar, Jean Michel Galiano.

Galiano destaca ainda que “a sociedade precisa ter opções para poder procurar o imóvel ideal e não pegar o que aparece ‘de primeira’ porque está faltando”.

Além da necessidade de abastecer o mercado imobiliário, a campanha apresenta um argumento que interessa aos proprietários, especialmente os investidores: a geração de renda por meio da locação de imóveis. A iniciativa também destaca a segurança que uma imobiliária garante a todo o processo.

“Se o proprietário está com o imóvel desocupado, mas tem medo de alugar por conta de vários fatores, a Rede Apolar oferece toda segurança. Traga esse imóvel para o mercado! Ele será muito útil para este momento conturbado que a sociedade está passando”.

Diz Galiano.

Entre os benefícios de contar com uma imobiliária para administrar a locação do imóvel estão a agilidade no processo de locação, a opção de seguros e garantias, além do suporte de uma equipe especializada para o contrato e o contato com o inquilino. Além disso, o imóvel anunciado com a Rede Apolar é divulgado em um dos maiores portais imobiliários do país.

Imóvel parado é sinônimo de prejuízo

O momento do mercado imobiliário faz com que o investimento em imóveis para locação se torne uma fonte de renda segura. Por outro lado, um imóvel parado representa prejuízo, uma vez que o proprietário fica responsável por arcar com despesas que seriam do inquilino e um imóvel desocupado fica mais suscetível a desgastes, que demandam investimentos e manutenções.

“O mercado imobiliário está se demonstrando um excelente negócio para investimento! O imóvel sempre terá valorização, sempre irá subir o valor, independente do aluguel. Algumas pessoas preferem deixar o imóvel fechado, por falta de segurança e por mais que tenham custos, a valorização é muito maior que o valor do IPTU e do condomínio. Mas com a locação, além de ter a valorização do imóvel o proprietário terá alguém que pague pela manutenção, uma imobiliária  que administra com segurança e mais a receita de aluguel”.

Comenta o diretor da Rede Apolar.

Mudança de comportamento

A movimentação recente do mercado imobiliário começou em 2018, com a retração por conta da recessão, quando muitas incorporadoras deixaram de construir e famílias voltaram a morar juntas, para redução de custos. “Com a pandemia, já tínhamos uma quantidade de imóveis, as construtoras já tinham projetos e começaram a lançar. As coisas aconteceram no momento certo, para que não criasse nem excesso de oferta e nem excesso de procura”, analisa Galiano.

No ano seguinte, a economia deu sinais de reação e a qualidade de vida voltou a ser a prioridade para as famílias, aumentando a procura por imóveis. Mais do que a necessidade de espaço e conforto, com a mudança na rotina, a redução das taxas de juros faz deste o melhor momento para investir em imóveis.