Mitos & Fatos: painéis discutem sustentabilidade na construção civil e desafios na Educação a Distância
O evento Mitos & Fatos, promovido pela Jovem Pan News, integrante do Grupo RIC, reuniu mais de 200 convidados, no auditório do Aurora Shopping, em Londrina, na manhã desta sexta-feira (22) para debater os temas “Tecnologia e sustentabilidade na construção civil” e “O futuro e os desafios da Educação a Distância”. O evento é apresentado pela construtora A.Yoshii e tem o patrocínio da Sercomtel/ Ligga.
O primeiro painel foi mediado pela jornalista Raquel Rodrigues e contou com a presença dos empresários Leonardo Yoshii, presidente do Grupo A. Yoshii; Marcio Tiago Arruda, presidente da Sercomtel e Sandro Nóbrega, presidente do Sinduscon.
Yoshii afirmou que a construção civil emprega mais de 10 milhões de trabalhadores em todo o País, além de beneficiar quase 100 setores agregados aos segmentos da construção civil e do setor imobiliário, o que torna ainda mais relevante discutir as medidas de sustentabilidade para maior eficiência de toda a cadeia produtiva. “Hoje, o consumidor e o mercado querem saber com quem eles estão se relacionando. As pessoas buscam as empresas referências com as melhores práticas e isso também está presente no valor da marca”, ressaltou.
- Leia mais: Jovem Pan News: Mitos & Fatos chega ao interior do Paraná com debates na construção civil e educação
O presidente do Sinduscon disse que a sustentabilidade está em pauta em todas as empresas, que buscam inovações por meio da tecnologia e outras práticas modernas. “Não é cabível mais que se faça alguma coisa sem olhar para sustentabilidade, conservação de energia, redução de resíduos, busca de eficiência energética nas construções e uso racional de materiais de construções, por exemplo, pois tem muito mais áreas envolvidas”, comentou Nóbrega.
O CEO da Sercomtel, Marcio Tiago Arruda, destacou que a fibra óptica como base de infraestrutura serve como pilar de crescimento de outras tecnologias ou seja, se o condomínio for construído com a estrutura planejada para a fibra óptica, o local já apresenta uma eficiência de custo, agrega economia e possibilita um maior portfólio de tecnologia no empreendimento.
EAD
O segundo painel com o tema “O futuro e os desafios da Educação a Distância” foi mediado pelo jornalista Eduardo Scolo e teve a presença de Leuter Duarte, coordenador de EAD da PUC Londrina; Eleazar Ferreira, reitor da Unifil; Roni Miranda, diretor da Secretaria de Educação do Estado do Paraná; e Tiago Sereza, gerente de expansão da Cruzeiro do Sul Educacional.
Na avaliação do reitor Eleazar Ferreira, o EAD foi potencializado durante a pandemia e novos softwares são procurados para melhorar a experiência dos alunos com plataformas mais amigáveis por meio da inteligência artificial. “A tecnologia será cada vez maior e melhor, com mais gente preparada e bem escolarizada”, projeta.
O gerente de expansão da Cruzeiro do Sul Educacional ressaltou que, além de investir na tecnologia, as instituições de ensino também trabalham na preparação de qualidade dos professores para entregar um aprendizado que faça diferença na vida das pessoas em uma formação multidisciplinar com diferentes “skills” para o mercado de trabalho. “O aluno que realiza cursos a distância tem que desenvolver o estudo com autonomia, conhecimento em tecnologias e acaba desenvolvendo um network maior por meio do multiverso. O aluno a distância, hoje, desenvolve as principais características que o mercado vê como necessário”, analisou Tiago Sereza.
O coordenador de EAD da PUC Londrina, Leuter Duarte, afirmou que a instituição de ensino passou a fazer um trabalho de engajamento estudantil para formação alinhada com o mercado profissional por competências. “Os últimos anos, com relações construídas e aprofundadas por meios digitais, influenciou na educação que também passou a ser construída dessa forma. Tanto o presencial, que passou a usar esses recursos, quanto o EAD, que foi aprofundado.”